RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2017 - Horário 14:02

Jovens empreendedores da Rocinha ganham R$ 3 mil em rodada de investimentos realizado na comunidade
Empreendedores / Entre a recente cobertura da imprensa sobre a Rocinha, faltou espaço para uma das histórias mais bonitas, que aconteceu dia 12 passado, no Complexo Esportivo São Conrado, na Rocinha. Em uma sala escondida entre quadras sem atletas, cobertas de poças d"água, uma oportunidade inesquecível e praticamente inexistente em favelas: a apresentação de projetos empresariais locais a potenciais investidores e financiamento para os premiados.

Em uma rodada de investimentos promovido pela ONG Novos Líderes Empreendedores, três jovens moradores da comunidade foram premiados com o financiamento para suas ideias de negócios. O evento foi uma variação de um famoso programa de TV para jovens e adultos que partilham do sonho de ter seu próprio negócio. De frente a um painel de consultores e empresários eles ouviram críticas, ensinamentos e dicas com o fim de conquistar uma parceria.

Os premiados receberam R$ 3 mil para investirem em suas ideias de negócios. Metade do valor veio de doação particular e o restante foi doação da ONG. Além do prêmio financeiro, tutores dos Novos Líderes Empreendedores irão acompanhar os jovens na sequência de suas atividades. Empresários de sucesso estiveram presentes no painel de avaliação, como Mario Chady, fundador do Grupo Trigo e da rede de restaurantes Spoleto; Julia Zany, consultora de marketing e comércio da Moccato; e Fred Weissman, fundador de várias empresas e coproprietário do restaurante de comida orgânica Jaeé.

Jovens premiados
O primeiro lugar ficou com Pedro Henrique de Oliveira, fundador da Duka, uma lanchonete que entrega comida rápida e saudável na Rocinha a preços acessíveis. Pedro receberá capital de investimento e ajuda com planejamento financeiro e estratégia para aumentar o crescimento do negócio.

"Tudo que a gente aprendeu aqui nós vamos levar para o resto da vida. Isso não tem dinheiro que pague", disse o vencedor sobre o curso de empreendedorismo que a ONG Novos Líderes Empreendedores desenvolve para capacitar jovens das comunidades da Rocinha e de Olaria, abrindo oportunidades para que eles mudem suas vidas para melhor.

O segundo colocado foi Diego Gomes de Carvalho, fundador da House of Cazul, uma organizadora de festas LGBT que promove a diversidade e autoestima com muita dança vogue. "Eu tinha uma boa ideia mas não sabia como estruturar meu projeto. Agora eu sei, e estou tocando pra frente" disse o agora microempresário, que desde que começou a participar do programa de mentoria já organizou festas para 1.700 pessoas. Avaliado pelo júri um verdadeiro embaixador das causas negras e LGBT ele terá auxílio para traçar perspectivas de crescimento com tutores da ONG.

A terceira colocada conseguiu emocionar boa parte do júri. Camila Rodrigues contou que tira a motivação da memória que tem de sua mãe, falecida quando a microempresária tinha 14 anos e com quem ela costumava assar bolos. A proposta de negócio apresentada pela jovem foi uma start-up de produção e venda de bolos caseiros. "Eu faço bolo com amor. Quando a gente trabalha com amor, o trabalho não é trabalho, é divertimento", contou Camila, que tem toda a família engajada no negócio. Atualmente, comercializa uma média de 5 bolos por dia, mas pretende aumentar o número para 20. Para alcançar essa meta, ela terá o acompanhamento de um tutor.

Metodologia
Dos projetos mais simples aos mais complexos, a experiência tocou a todos. "Essas pessoas ouviram não a vida inteira," analisou Mario Jorge de Oliveira, professor da ONG e ele próprio um exemplo vivo de suas palavras. Nasceu em uma família de dez filhos no Realengo, onde o ponto de ônibus mais próximo ficava a meia hora de caminhada da sua casa. Mas ele foi bem mais longe, e se formou em Psicologia pela UCLA na Califórnia, e fez mestrado em Chicago. Ao voltar ao Brasil, fundou a Time English Instituto de Idioma, que já chegou a ter quase três mil alunos.

Na ONG Novos Líderes Empreendedores, Mario participa do Programa de Desenvolvimento Pessoal, no qual os candidatos a empresários são preparados para gerir seus negócios. "Nós trabalhamos com a autoestima, com psicologia e espiritualidade, temos que trabalhar o ser-humano como um todo. Ser empreendedor não é um fim, mas um meio", conclui.

Sobre a ONG
A ONG Novos Líderes Empreendedores é parceira de duas escolas na Rocinha e Olaria, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que acolhem estudantes de 11 a 29 anos de idade, criando uma ampla oferta de produtos e serviços. A organização está comprometida em mostrar que os sonhos são possíveis. A ONG desenvolve um curso de empreendedorismo que capacita os jovens, abrindo oportunidades para que eles mudem suas vidas para melhor.

O curso combina práticas com aulas acadêmicas, três vezes por semana por um período de três meses, abrangendo finanças, contabilidade, estratégia de comunicação, desenvolvimento pessoal, planejamento de negócios, investimento e contabilidade, vendas e marketing. Os empreendedores líderes são convidados a apresentar temas importantes do programa, visitar escolas para compartilhar sua experiência e conhecimento de negócios.

Contato
Para mais informações, envie um e-mail para team@educatethefavela.org ou acesse o site www.educatethefavela.org. WhatsApp: +55 21 99968-0203. Yannick Struijk, fundador da ONG Novos Líderes Empreendedores, está disponível para entrevistas.

Website: http://www.educatethefavela.org/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.