RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2017 - Horário 16:48

Segundo dados, Black Friday faz comércio eletrônico faturar R$ 2,1 bilhões
Tecnologia / A Black Friday é uma data mais esperada a cada ano que passa, tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas. E isso não é à toa, como pôde ser visto pelo resultado de uma pesquisa da Ebit: o faturamento das lojas virtuais foi de R$ 2,1 bilhões no ano de 2017.

Além de ser um número bastante expressivo, o aumento que se viu em relação ao ano de 2016 foi bem grande. No ano passado, o resultado das vendas da Black Friday foi de R$ 1,9 bilhão, o que quer dizer que o aumento foi de mais de 10%.

Além do maior faturamento, também houve um aumento bem relevante no número de pedidos: ele passou de 3,3 milhões para 3,72 milhões, um aumento de 14%.

Resultados obtidos na Black Friday 2017

Em meio a tantos aumentos, houve uma queda, que foi no ticket médio, ou seja, valor médio gasto por compra. Ele passou de R$ 580 em 2016 para R$ 562 em 2017, retração de 3,1%, que também não é tão alta assim.

Ainda assim, a Ebit já acreditava que essa redução aconteceria, o que já pôde ser visto na quinta-feira, dia que antecipou a Black Friday.

De acordo com a opinião de Pedro Guasti, CEO da Ebit, os comerciantes fizeram promoções mais consideráveis em categorias de maior valor agregado, que são as mais fortes do E-commerce.

Categorias com maior volume de vendas

Os eletrodomésticos foram os produtos que apresentaram o maior volume de vendas nessa Black Friday, com 16% de todos os pedidos feitos. Na sequência, aparecem os setores de moda e acessórios (12%), telefonia e celulares (12%) e cosméticos, perfumaria e saúde (10%).

Um dos fatores que contribuiu ativamente para a alta do faturamento foi as promoções oferecidas pelos lojistas, que tiveram descontos reais e chamaram a atenção dos consumidores. Assim, mesmo com um ticket médio mais baixo, foi possível ver um aumento bem considerável no total de vendas.

Celulares e dispositivos móveis foram muito usados para as compras

A maioria das compras ainda foi feita por computadores, mas os dispositivos móveis tiveram uma participação considerável nessa Black Friday: em comparação com a edição de 2016, houve um aumento de 81,8% nas compras realizadas por esses dispositivos.

Do total de pedidos da Black Friday 2017, 30% deles foram feitos pelo celular. Ou seja, dos 3,72 milhões de pedidos, aproximadamente 1,12 milhão foram feitos através de celulares e tablets, as quais representaram 26,5% de todo o valor arrecadado, ou seja, R$ 566 milhões.

Ainda na opinião de Pedro Guasti, o valor do ticket médio das compras via dispositivos mobile, que foi de R$ 515, foi um reflexo da participação de categorias cujo valor geralmente é mais baixo, como acontece com os perfumes, cosméticos, itens de moda e acessórios.

Outro dado bastante relevante no que tange à participação dos dispositivos móveis nas compras é que eles são 6 vezes mais usados para tal finalidade hoje em dia do que eram usados 4 anos atrás. Isso fez com que tanto o volume de vendas da Black Friday quanto do ano como um todo fosse ainda maior.

Na opinião de Guasti, o aumento da presença das redes 3G e 4G e de seu subsequente uso, bem como a popularização dos smartphones em todo o Brasil, faz com que esse mercado seja bastante promissor, devendo crescer ainda mais do que o mercado como um todo.

Não apenas na Black Friday, mas os brinquedos são presentes muito esperados pelas crianças em datas comemorativas. Quem estiver à procura de brinquedos para crianças de 4 anos encontrá-los na É Pra Presente, uma loja que é referência nesse segmento e apresenta as mais variadas opções para as crianças.
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