RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 1 DE NOVEMBRO DE 2017 - Horário 11:41

Convênio que promove a conciliação é a solução para a diminuição da inadimplência dos condomínios
Imóveis / Aproximadamente 50% das administradoras de condomínios de São Paulo, que abrangem um universo de cerca de 20 mil condomínios, terão uma nova alternativa para lidar com a inadimplência nestes tempos difíceis de crise econômica, alta taxa de desemprego e endividamento das famílias: a mediação e a conciliação.

A JUSPRO, 1ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação cadastrada no Tribunal de Justiça de São Paulo e no País, assinou convênio com a Associação de Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC). Pela parceria, todos os associados da AABIC podem acionar a JUSPRO para resolver conflitos condominiais pela autocomposição.

"O atraso nos condomínios constitui um problema social e interno do condomínio, pois se determinado condômino não honra o pagamento condominial, esse valor terá de ser rateado pelos demais. A JUSPRO oferece mecanismos alternativos de autocomposição (mediação e conciliação) para resolver a questão de forma mais rápida e sem ônus para os demais condôminos", explica José Roberto Neves Amorim, sócio da Câmara.

Na avaliação do presidente da AABIC, Rubens Carmo Elias Filho, o convênio será altamente positivo para as administradoras e os condomínios: "Ao invés de ir ao Judiciário, temos a alternativa de solucionar a inadimplência pela mediação e conciliação de forma mais rápida e econômica. E isso pode acontecer já na fase de mora (até 90 dias do atraso) ou na fase da inadimplência, quando não se consegue a recuperação do crédito. Dependerá de cada administradora. É inteligente e eficiente acionar a JUSPRO, principalmente porque vimos registrando um crescimento da inadimplência se compararmos com os dados da última década".

Pelo convênio, a JUSPRO atuará na assistência às partes, na busca de um entendimento entre administradoras e condôminos inadimplentes por meio de audiências de conciliação/mediação presencial ou online, com ganho de tempo e custo para ambos os lados. O índice de acordos nessas audiências fica acima de 80%, deixando uma projeção positiva para a parceria.


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