RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 18:09

Chefs Rodrigo Oliveira, do Mocotó, e Kurt Schmidt, expoente da gastronomia chilena, brilham em “duelo” de caçarolas inspirado pelos sabores do Chile
Estilo de Vida / Com sabores, aromas e texturas singulares, os alimentos do Chile conseguiram encantar o paladar dos mais de 80 convidados do cooking show "Chile: Uma Despensa para o Mundo", que aconteceu em São Paulo, primeiro destino da rota América Latina a receber a campanha internacional de promoção da oferta exportável de alimentos e bebidas do Chile para mercados internacionais.

A atividade que encerrou a agenda de ações no Brasil teve no comando da cozinha os chefs Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, reconhecido pela Latin Americas's 50 Best Restaurants como o 12º melhor restaurante da América Latina, e Kurt Schmidt, do 99, que figura na 22ª posição da mesma premiação. Junto com a sommelière chilena Mariana Martínez, que selecionou alguns dos mais expressivos vinhos para a ocasião, os dois mestres da gastronomia contemporânea formam o trio de embaixadores latinoamericano da campanha.

Entre os destaques gastronômicos, vieiras, chocos, polvo, salmão e algas nativas protagonizaram pratos que ajudaram a reforçar o sucesso destes ingredientes entre os consumidores brasileiros: em 2016, cerca de 50% das importações de produtos do mar foram provenientes do Chile, lideradas por mexilhão e salmão, pescado que está presente em 97% das prateleiras do Brasil.

Para acompanhar o menu da noite em uma harmonização perfeita, foram servidos vinhos de variedades tintas e brancas, das zonas costeiras e vales; que representam outra produção de extrema importância para a relação gastronômica entre os países. No último ano, 44% dos vinhos importados pelo Brasil vieram do Chile, principal fornecedor do mercado brasileiro desde 2002.

Inspirados pela ampla oferta de alimentos chilenos, os mestres da gastronomia contemporânea conquistaram os convidados em um ousado "duelo" que se transformou em uma harmoniosa fusão de sabores, mesclando habilidades e conhecimentos culinários para criar resultados particulares.

"Para o Chile, a relação com o Brasil é de extrema importância. Com um acordo comercial que já comemora seus 20 anos, os resultados foram satisfatórios para ambos os países. O Brasil se tornou o quarto maior parceiro comercial do Chile e o primeiro na América Latina, e alimentos e bebidas são um ótimo exemplo: em 2016, nossas exportações chegaram a US$ 1 bilhão, tornando o Chile o principal fornecedor para o Brasil de vinhos, salmão, uvas frescas, cerejas em calda e nozes, entre outros produtos. Isso é resultado da preferência e da confiança do consumidor, além da conquista do paladar e também do coração dos brasileiros", afirmou Maria Julia Riquelme, diretora do ProChile Brasil.

Do cultivo chileno às mesas brasileiras

Um dos principais parceiros econômicos do Brasil, o Chile é reconhecido por manter uma forte estratégia de promoção de seus alimentos e bebidas nos mais promissores mercados mundiais. Neste contexto, o país lançou a campanha internacional "Chile: Uma Despensa para o Mundo", originada a partir da marca "Foods From Chile – Fonte de Vida", idealizada para promover os produtos de origem chilena por todo o mundo e reafirmar a importância da oferta exportável de alimentos e bebidas do país para o mercado brasileiro.

Atualmente, o Brasil se destaca como o principal destino das exportações de alimentos chilenos em toda a América Latina e detém o 4º lugar no ranking mundial. Durante o primeiro semestre deste ano, os resultados mantêm ritmo positivo: em comparação com o mesmo período de 2016, as exportações de alimentos chilenos ao Brasil tiveram crescimento de mais de 20%, com um valor total de US$ 529 milhões.

Entre os principais produtos chilenos que registraram um aumento notável, nos envios realizados ao Brasil durante o mesmo período, estão o salmão e truta, com crescimento de mais de 33%; e o azeite de oliva extravirgem, com elevação de mais de 80%.

Do Chile para o mundo

Idealizada pelo ProChile, a campanha "Chile: Uma Despensa para o Mundo" é a nova ferramenta de promoção dos alimentos e bebidas chilenos, que busca posicionar a oferta exportável do país e acontece inicialmente em 2 rotas estratégicas: Ásia (em Bancoc, na Tailândia; e Guangzhou, China) e América Latina. Depois do Brasil, a campanha vai para Bogotá, na Colômbia.

Além do cooking show, a atividade realizada em São Paulo promoveu 350 reuniões de negócios com importadores e levou em visita técnica ao Porto de Santos uma comitiva de empresários chilenos acompanhada pelo diretor do ProChile, Alejandro Buvinic.

Durante a campanha, estiveram em São Paulo 18 exportadores de alimentos e bebidas do Chile que buscam fortalecer sua presença no Brasil. Nas rodadas de negócios, a comissão chilena recebeu 67 importadores brasileiros, de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.


ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com mais de 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.


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