RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 15:48

Gestão para supermercados: por que é importante automatizar?
Negócio / Os supermercados são estabelecimentos que possuem características interessantes do ponto de vista econômico e sociológico, se encaixando no setor de negócios tradicionais que perdurou por várias gerações. Ou seja, ir ao mercado é algo que funciona muito bem para o consumidor de hoje, assim como funcionava para o seu avô. Embora seja um raciocínio simples, nos abre portas para reflexões interessantes.

Embora muito tenha se modificado em termos de modernidade - pagamento via cartão, leitura de código de barras, sistema antifurto, câmeras de segurança e outras que podem ser apontadas pelo consumidor, os supermercados puderam manter a sua relação com o cliente da mesma forma: produtos à disposição a serem colocados no carrinho e passados no caixa, dando grande poder de decisão ao cliente, que lida com produtos indispensáveis ao seu dia a dia. Depois de escolher, a relação do cliente com o supermercadista se dá apenas no caixa. Isto é, a relação direta.

Excetuando-se os óbvios encontros do cliente com os funcionários dentro do mercado, é importante perceber que o supermercadista fala com o seu cliente o tempo todo, seja na disposição dos produtos que ficam na altura dos seus olhos, ofertas e promoções em dias e momentos específicos e até mesmo na hora que a padaria solta produtos quentinhos. Embora o cliente raramente perceba, ele é o tempo todo direcionado para agir de uma forma determinada dentro do supermercado, mesmo que não tenha nenhum funcionário ou vendedor lhe acompanhando em sua jornada de compras.

Assim, o cliente julga ter total poder de decisão. Sente-se à vontade circulando pelo estabelecimento sem tomar conhecimento do quanto fica satisfeito com as facilidades que encontra pelo caminho: a rapidez do atendimento, a variedade de produtos, as ofertas nos dias em que necessita e agilidade dos funcionários. É claro que nada disso é possível nos dias atuais sem processos e ferramentas eficientes de gestão e automatização de processos.

Bases para o sucesso do supermercado
Não é novidade para ninguém que toda empresa que almeja crescer e aumentar a sua participação no mercado deve considerar primariamente as necessidades do cliente atual e sabemos que, no caso do supermercado, o fator tempo consta entre os mais importantes. A automatização de processos e a utilização de ferramentas e softwares são imprescindíveis para permitir que o cliente obtenha o que deseja rapidamente, sem entraves e sem que seu dia seja, de alguma forma, prejudicado com demoras que ele não esperava. Assim, evitar a perda de tempo com atividades manuais, por exemplo, é fundamental para que o cliente ganhe tempo.
A automatização também permite que o supermercadista consiga integrar diferentes setores do seu negócio, incluindo o fornecimento de mercadorias, melhorando a comunicação e garantindo que novas demandas do cliente sejam rapidamente atendidas. Ainda pode contar com a redução de custos e de tempo para efetuar obrigações de rotina que não podem ser dispensadas. Clientes satisfeitos são capazes de solidificar a boa reputação do supermercado, contribuindo para a atração e fidelização de clientes em potencial.
Autor Canella & Santos contabilidade
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