RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 14:14

Automação Residencial, CFTVs e segurança eletrônica expõem usuários a enormes riscos de segurança
Tecnologia / Desde que a imagem de Mark Zuckerberg bloqueando com uma fita adesiva sua webcam e microfone no notebook como medida de segurança e privacidade correu pela web, todas as pessoas e empresas conectadas à Internet deveriam ter entendido o aviso e ameaça: ninguém está a salvo dos crackers e dos hackers. A M2PLAY, empresa de tecnologia que opera em São Paulo, Americana e Uberlândia, traz o alerta para um problema que ainda é pouco percebido pelos usuários que têm instalados sistemas de câmeras, sensores e itens de automação de portas e equipamentos em suas residências, empresas e áreas rurais: seus dados podem estar sendo alvo de hackers e sua privacidade invadida sem que você saiba. As raras exceções ocorrem apenas para sistemas que contam com criptografia de dados, e atualmente são bem poucas as empresas que prestam serviço de montagem de redes e monitoramento com este padrão de segurança.

Há uma crescente demanda de integração de diversos serviços em sistemas de automação residencial. "É uma tendência mundial simplificar diversas atividades domésticas integrando equipamentos de segurança, fechaduras sem fio, iluminação, cortinas, irrigação, carros, controle de acesso a casas e ambientes, áudio, vídeo e de energia. Tudo centralizado em plataformas de tecnologia conectadas à Internet, com controles acessíveis por smartphones, tabletes, computadores e assistentes pessoais do tipo Amazon Alexa e Google Home", afirma Marcus Gava, diretor da M2PLAY. As vantagens mais claras deste tipo de serviço são a praticidade e comodidade na gestão da residência e condomínios, com privacidade no acesso às câmeras e agregando inteligência na segurança.

No entanto, tudo isto fica frágil se os dados não estiverem criptografados. Qualquer hacker que conseguir acesso a uma rede sem proteção poderá, por exemplo, destrancar a porta e assistir o que se passa dentro de sua casa, desviar o sinal de suas câmeras, apagar as imagens gravadas, independentemente de serem Wi-Fi ou cabeadas, entre outras ações que podem colocar em risco a sua família e a empresa.

É abundante a quantidade de vídeos no YouTube que explicam como qualquer um pode acessar câmeras e redes particulares. E hoje já existem diversos programas que fazem o rastreamento automático e contínuo de vulnerabilidades dessas redes. Quanto mais itens são conectados às redes de segurança ou no sistema de automação residencial, mais portas ficam abertas aos hackers.

O que normalmente acontece é que os usuários nem percebem que suas redes foram invadidas; os hackers trabalham silenciosamente para poderem acessar dados pessoais. "Existem hoje no mercado sistemas mais modernos que garantem essa privacidade, segurança cibernética, segurança das coisas conectadas (IoT) e segurança nos apps dos usuários, tudo isso tem que ser considerado e tal como o que hoje oferecemos no pacote SmartHome da operadora NET na cidade de São Paulo e futuramente em diversas outras", afirma Gava.

Para o desenvolvimento deste novo serviço NET, a M2PLAY firmou uma parceria com a empresa norte-americana Alarm.com, tornando-se um Master Dealer e Distribuidor da solução que é uma referência no mercado em termos de inovação, segurança inteligente, automação residencial e gestão segura em nuvem. A Alarm.com fornecerá toda a estrutura de tecnologia para acesso e controle dos equipamentos conectados com servidores criptografados e altamente seguros, permitindo uma privacidade sem igual no mercado brasileiro.

A M2PLAY, os seus parceiros e clientes no Brasil se beneficiarão das inovações contínuas da Alarm.com que hoje investe em diversas e novas soluções como sistemas de reconhecimento em vídeo voltado para segurança, insights engine (machine learning) que monitora a mudança de padrões de atividade de uma casa e condomínio e notifica os moradores desta mudança, bem como oferece suporte a drones para checagem de possíveis sinistros ou ameaças detectadas por seus sistemas de monitoramento por vídeo e presença física.

Neste caminho de integração de soluções, a M2PLAY também firmou uma parceria com a Lutron, reconhecida empresa norte-americana especializada em controles de iluminação, para integrar as soluções da Alarm.com com os equipamentos de iluminação. A M2PLAY é uma revenda certificada da Lutron no Brasil. Esta iniciativa permitirá uma flexibilização e simplificação para o cliente final.

Website: https://m2play.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.