RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 11:48

Planos de assinatura geram cerca de R$400mi por ano para e-commerces brasileiros
Internet / O serviço de assinatura de produtos é visto como uma boa forma para comerciantes garantirem regularidade nas vendas, além de facilitar e trazer previsibilidade ao controle de estoque. Com esse pensamento muitos empreendedores criaram diferentes tipos de clubes de assinatura na internet, oferecendo desde vinhos até cuecas. Porém passado o boom inicial, não foram muitas as empresas que conseguiram se manter no mercado até hoje.

Atualmente este modelo de negócio conseguiu amadurecer e se estabilizar no Brasil. Se antes startups foram criadas com o único propósito de oferecer planos de assinatura de produtos, hoje esse tipo de serviço é feito por lojas e empresas já consolidadas em seu setor. E a entrada de grandes companhias no segmento mostra que ainda há espaço no mercado.

Um desses exemplos vem da Procter & Gamble, que lançou esse ano o Gillette Refil Club, clube de assinatura de aparelhos e lâminas de barbear. Esse serviço, atualmente disponível apenas no estado de São Paulo, teve como influência um dos mais bem sucedidos clubes de assinatura da internet, a americana Dollar Shave Club, e-commerce criada em 2012 e atualmente avaliada em 500 milhões de dólares.

Outras lojas, como a ImpressorAjato.com , viu nos planos de assinatura uma forma de proporcionar maior comodidade para seus clientes, aumentando a chance de fidelização. A loja virtual oferece planos de assinatura de cartuchos e toners. "Já contávamos com uma base de clientes que compram cartuchos de tinta conosco. Com a assinatura facilitamos o processo de compra para o cliente, além da garantia de ter o produto em seu endereço na hora que precisa", afirma afirma Anderson Martins, coordenador da loja.

Segundo dados da Associação Brasileira de Clubes de Assinatura, o e-commerce nacional conta com aproximadamente 350 clubes, com ticket médio de R$85 mensais, e faturamento estimado em R$400 milhões por ano. Os dados mostram que apesar dos grandes desafios que esse modelo apresenta, é possível conquistar o interesse do consumidor e cativá-lo numa relação que vai além daquela compra pontual.


Website: https://www.impressorajato.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.