RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 13:32

Como fazer a contratação certa e qual o candidato certo?
Negócio / Falamos e falamos na importância da experiência do cliente, que deve ser positiva, inesquecível e única se queremos sobreviver e nos manter no mercado. Mas e a experiência do "cliente interno", que são nossos preciosos colaboradores e funcionários, que devem vestir a camisa da empresa e nos representar todos os dias? Não devemos também pensar na experiência deles?

Empresas investem cada dia mais em seus processos de contratação e em depois manter seus clientes internos felizes, bem treinados e prontos para representar a empresa da melhor forma possível, mas ainda falham muito. Muitas ainda não perceberam o quanto isso agrega na experiência do cliente, pois afinal de contas, se seu funcionário está feliz, tratará seus clientes bem também. Caso contrário, qual a motivação para representar sua marca? Mas esse processo começa com a contratação, uma fase crucial nesse longo processo.
Durante o CX Summit 2017, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, falou da importância de fazer a contratação certa, que é uma de suas maiores preocupações. Luiza diz estar sempre investigando como outras grandes empresas fazem suas contratações, como a Apple, Whole Foods por exemplo.

O Magazine Luiza tem grande foco em atendimento ao cliente, e trabalham para que todos os seus clientes saiam satisfeitos. Dão autonomia a gerentes e equipes para que eles mesmos criem campanhas que possam beneficiar suas lojas e público, criando assim também uma forte conexão emocional com os clientes. Luiza diz que acredita que o treinamento é crucial mas escolher a pessoa com a atitude correta é muito mais valioso.
A Disney, por exemplo, usa um método muito parecido, o de contratar uma "atitude" ao invés de só olhar o currículo. Se a empresa se depara com um candidato da Harvard, por exemplo, e outro sem formação superior mas que tenha demonstrado uma atitude melhor em servir e representar a marca, com certeza irá contratar o segundo. Isso não quer dizer que a empresa não liga para currículo, claro que não é isso, mas tem em mente o poder de uma boa atitude e o quanto isso pode ajudar no encantamento de seus clientes.

O Seeds of Dreams Institute, empresa americana com base na Flórida, tem vários programas de treinamento com foco em excelência no atendimento ao cliente, que incluem também a importância do cliente interno, abordando cases de sucesso de empresas como Apple, Disney, Harley Davidson, Whole Foods, Orlando Magic e muitas outras. Por ter grande presença no mercado brasileiro, seus treinamentos feitos nos Estados Unidos incluem tradução simultânea, portanto não é necessário que os participantes falem inglês fluente. Para conhecer um de nossos programas, visite nosso site http://www.seedsofdreams.org/ ou página no Facebook: Seeds of Dreams Institute.


Website: http://www.seedsofdreams.org/
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