RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 10:06

O livro Democracia Pura chegou na 8ª edição
Governo /
Os atuais acontecimentos políticos que assolam o país deixam claro que a Democracia Representativa dá sinais de esgotamento. É hora de debater o modelo de Democracia, entender as origens, como esse sistema funcionou ao longo da história e, principalmente, quais os mecanismos disponíveis na atualidade para que o poder possa, realmente, ser exercido pelo povo.

A obra é essencial para os estudos da Sociologia, Política, Filosofia e História. É considerada referência nas escolas - desde o Ensino Médio e faculdade, até pós-graduação e cursos livres, sendo recomendada por professores de todo o país. É um livro que não para nas prateleiras.

Atualizado, o livro apresenta os conceitos e fundamentos da verdadeira Democracia, sistema pelo qual o cidadão comum deve ter a possibilidade real de contribuir nas decisões dos destinos de sua nação. Ele parte de exemplos reais para demonstrar que é a Democracia Pura é possível e desejável.

De acordo com o autor, J. Vasconcelos, o atual sistema político, o da Democracia Representativa, no qual as pessoas são obrigadas a escolher seus representantes a partir de uma lista limitada de candidatos já selecionados por seus partidos políticos (e que, após eleitos, cuidam dos interesses próprios e de seus partidos), é repleto de falhas e incoerências.
"Esse sistema nem deveria ser chamado de Democracia", afirma.

Na Democracia Pura, de acordo com a obra, as decisões deveriam ser tomadas por cidadãos comuns, juntamente com indivíduos de conhecimentos técnicos, como acontecia na antiguidade, quando a Democracia Pura existiu.

O autor elimina a ideia de multidões de acotovelando em praça pública com uma saída atual e possível: a internet. No livro, ele detalha como se dariam as discussões dos temas e as decisões dos assuntos importantes para a sociedade.

Pelo sistema proposto, qualquer cidadão poderia se candidatar ao debate dos temas. Terminado o prazo em que prestariam esse tipo de serviço à nação, voltariam à condição anterior, sem possibilidade de perpetuação no poder. A única preocupação, portanto, seria encontrar soluções para o bem comum da sociedade como um todo, já que também estariam sujeitos às regras impostas a todos.

O livro também apresenta um sistema de decisão dos assuntos baseados na lógica, e não no sentimento, como ocorre na democracia representativa. O capítulo é ilustrado com experiências reais realizadas com grupos de estudo, demonstrando que tudo o que foi apresentado pode, sim, ser implementado.

O autor
J. Vasconcelos é professor, filósofo, pesquisador e publicista. É pós-graduado em Direito Constitucional, Socialismo e Democracia em Hamburgo (Alemanha), com cursos na Sorbonne (Paris) sobre História Natural do Homem. Tem desenvolvido pesquisas sobre a produção de ideias em prosseguimento aos estudos de Locke e Stuart. Promove cursos e profere palestras em universidades de todo o país. Também é autor do livro Democracia no terceiro milênio.

Livro: Democracia Pura
Autor: J. Vasconcelos
Edição: 8ª
Ano: 2017
Número de páginas: 328
Editora: Exterior Editora
ISBN: 978-85-63452-17-7
Preço: R$ 44,00


Website: http://www.democraciapura.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.