RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2017 - Horário 10:27

Webinar é a estratégia de conteúdo via streaming utilizada por mais de 60% das empresas
Tecnologia / O webinar surge no cenário em que a informação é o produto e o tempo vale ouro. A tendência é que cada vez mais empresas apostem nas tecnologias de streaming, como forma de estar conectado a colaboradores, parceiros e clientes e acima de tudo, compartilhar informação.

As transmissões ao vivo são um exemplo das estratégias do marketing de conteúdo que atrai cada vez mais investimentos. Segundo um estudo realizado em 2016 pelo Content Marketing Institute, mais de 60% das empresas já utilizam o webinar como forma de comunicar, atrair, fidelizar e se aproximar do público.

Além disso a pesquisa listou as soluções de marketing mais eficazes, com o webinar ocupando o segundo lugar, considerado como uma estratégia com mais de 60% de eficiência.


Otimizar, o verbo de uma era

O webinar pode ser utilizado em diferentes tipos de eventos corporativos: congressos, grandes convenções, palestras, cursos EAD, treinamentos internos, entre outros. Basta ter um computador conectado à internet e acessar o conteúdo de qualquer lugar do planeta, a qualquer hora, e por um número irrestrito de espectadores.

Além disso, as plataformas de streaming para webinars oferecem a possibilidade de gravação e recursos de interação em tempo real, ou seja, as pessoas podem se comunicar durante a conferência por chat, fóruns, questionários, com envio arquivos, e por aí vai.

O resultado não pode ser outro: alcance maior, ganho de tempo e redução das despesas. Durante o World Travel Market América Latina 2016, maior evento de turismo e viagens da América Latina, foi destacado como tendência os eventos presenciais que realizam transmissões ao vivo.


Informação, o substantivo que conquista

Como a informação é o que interessa, o webinar ainda possibilita que o vídeo fique disponível permanentemente, além de poder ser compartilhado nas redes sociais, no blog, ou como referência em outras plataformas.

Segundo um levantamento da Adobe, cerca de 30% dos participantes de um webinar buscam informações sobre o assunto abordado após assistirem aos vídeos, o que pode gerar maior engajamento do público.


A experiência em grandes convenções

Um bom exemplo é o Futurecom, maior congresso de telecomunicações da América Latina, que em sua edição de 2017 utilizou o webinar para transmitir conteúdos de palestras de grandes empresas como Vivo, Intel, IBM e HostDime, simultaneamente.

Com três dias de congresso, as transmissões chegaram a um número de mais de 9 mil visualizações e cerca de 500 participantes interagindo pela plataforma do webinar.

Segundo Jailton dos Santos, responsável pelo projeto de transmissão do evento, "graças ao webinar, foi possível aumentar ainda mais o alcance do Futurecom, com interações de diversos países do mundo". E acrescenta: "Hoje o grande desafio é gerar leads e o webinar é a grande ferramenta de negócio que pode ser usada por todo tipo de empresa".

A tendência é que o mercado invista cada vez mais em táticas de marketing de conteúdo, e a Cross Host é uma das líderes em streaming corporativo no Brasil. A empresa atua há mais de 12 anos no mercado audiovisual e atende mais de 100 grandes empresas com soluções criativas e completas em transmissão online.

Website: https://www.crosshost.com.br/webinar/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.