RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2015 - Horário 15:49

Rotary promove nesta sexta-feira evento Mundial para erradicar a poliomelite até 2018
Saúde / A poliomelite é, atualmente, uma doença de fácil prevenção e com vacinação preventiva instituída na grande maioria dos países. No entanto, naqueles mais pobres e de difícil acesso, com precária infraestrutura na área da saúde, a doença ainda atinge centenas de crianças. Por isso, nesta sexta-feira, 23 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, o Rotary realiza um evento em Nova York com o objetivo de discutir medidas para erradicar a doença em todo globo. O encontro será apresentado por Jeffrey Kluger, editor de Ciências da revista Time, e espera reunir 30 mil pessoas incluindo celebridades, especialistas e sobreviventes da doença.

Desde 1985, com a criação do programa Pólio Plus patrocinado pelo Rotary, houve uma enorme redução dos casos de paralisia infantil no mundo. As 350 mil ocorrências em 125 países reduziram-se, em 30 anos, para menos de 360 casos registrados em 2014. Atualmente apenas três países são atingidos de maneira endêmica: Afeganistão, Paquistão e Nigéria. Isto significa que o trabalho ainda não acabou, mas tampouco a vontade de finalizá-lo. Os benefícios da atuação do Rotary nesses paises são vários. Por exemplo, na Nigéria, a infraestrutura instalada para o combate à polio serviu também para a rápida supressão do ataque de ebola. E se a nação africana continuar no caminho, poderá ser retirada da lista de países endêmicos da moléstia até o final do ano.

A crença de que nenhuma criança deve ficar paralítica ou morrer em decorrência de uma doença que pode ser facilmente prevenida impulsiona o Rotary a proteger o trabalho realizado, investir contra o que resta ser feito e, com isso, deixar um legado humanitário para as futuras gerações. "Mobilizamos parceiros, governos e comunidades para vacinar crianças de todo o mundo. Mantivemos nossa promessa de trabalhar pela erradicação da doença e a liderança, compromisso e generosidade dos nossos associados permitiram acabar com a pólio em praticamente todo o mundo", ressalta Ligeia Benícia Stivanin, vice-Governadora no exercício da Governadoria do D. 4610.

O apoio do Rotary, da Unicef, de doadores e de governos continua sendo fundamental nos estágios finais do combate à pólio. Até 2018, cada dólar que o Rotary destinar à erradicação da poliomielite será equiparado na proporção de 2:1 (até US$35 milhões por ano) pela Fundação Bill e Melinda Gates. Outras Informações pelo site www.endpolio.org/pt.

Sobre o Rotary
O Rotary, uma rede global de voluntários dedicados a vencer os maiores desafios da humanidade, tem 1.200.000 associados em mais de 200 países e regiões geográficas. Seja ajudando famílias carentes ou combatendo a paralisia infantil, a organização trabalha para melhorar a qualidade de vida em comunidades locais e internacionais. Em 1988, a OMS, o UNICEF e o CDC se juntaram ao Rotary para lançar a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Acesse www.rotary.org/pt para saber mais sobre o Rotary e seu trabalho para erradicar a pólio. Para ver vídeos e fotos, visite o Media Center.

Mais informações sobre o evento ou agendamento de entrevista:
Luiz César Giagio | (11) 4618-5098 | 9 9685-7621

Conceito Comunicação
Jornalista responsável: Gustavo Junqueira
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.