RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2017 - Horário 17:15

Na era do aprendizado, reinventar a escola é urgente
Tecnologia / Esqueça, ou melhor, substitua, tudo o que você entende por certo num ambiente escolar. Para começar, elimine as rígidas fileiras em sala de aula e esqueça a metodologia daquele professor que apenas transfere conhecimento. Isso é coisa do passado. Agora, preste atenção nas terminologias que ancoram a educação do século XXI – você ainda vai ouvir muito sobre elas: ensino híbrido, professor mediador, aula invertida, sala 360º, assembleias estudantis e mobiliários que estimulam a troca de experiências entre os alunos. Se esses conceitos não fazem parte do seu universo ou não são uma realidade para o seu filho é chegada a hora de repensar o investimento que você está fazendo em educação.

Há dez anos, a diretora do Colégio Amplação, Gisele Mantovani Pinheiro, que há vinte anos empreende no setor da educação, dedica boa parte de seu tempo pesquisando os principais destinos que revolucionam o segmento. "Realizei intercâmbios educacionais em diversos países, como a Itália, Finlândia, Rússia, México, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, onde desvendei possibilidades de transformar nossas antigas práticas educacionais em um projeto promissor onde todos os envolvidos (pais, professores e alunos) pudessem criar uma trajetória singular de aprendizagem", conta.

Com o objetivo de proporcionar uma nova experiência aos seus alunos, Gisele deixou seu lado empreendedor em segundo plano – sem priorizar um modelo de negócios mais rentável - e, como mãe, de forma consciente e apaixonada, filtrou as principais tendências do setor, que hoje são realidade no Colégio Amplação, que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio. "Ao observar o novo perfil do aluno percebi que alguma coisa precisava ser transformada, pois aquele estudante estava cada vez mais ansioso por participar de algo que fizesse uma conexão com a vida e com a sociedade que ele está inserido".

Metodologia
O conceito de ensino mais dinâmico preza por uma educação mais refinada, onde a tecnologia não tem a finalidade de competir com as práticas essenciais – muito menos disputar com a figura humana, mas agregar novas formas de ensino e aprendizado que valorizam a capacidade do aluno refletir sobre os conteúdos propostos pela escola e construir seu próprio conhecimento. "Antes educávamos os alunos para usar a tecnologia a seu favor. Hoje nos apropriamos dessa tecnologia para educar os alunos. E diferente do que se imagina, ela não substitui o professor, ela empodera o profissional. É disso que trata o ensino híbrido, um modelo de educação que mescla o on e o off-line, onde cada aluno conta com um IPad (fornecido em sala de aula) para realização de pesquisas e provas processuais", explica.

A educadora reforça que o processo inicia com os professores, que não possuem material didático físico e sim digital, sendo a tecnologia educacional um recurso que agrega o desenvolvimento das aulas. "Sabemos que ainda existe uma resistência ao novo, mas essa decisão em prol do futuro se faz urgente", alerta.

Muito além da tecnologia
Mais do que administrar o uso da tecnologia, o Colégio Amplação investe na qualificação e desenvolvimento de seus professores com foco na valorização das individualidades dos alunos. "Esse é um dos pontos altos da nossa proposta, mas, além disso, mais do que enaltecer o papel do professor mediador, ou selecionar o melhor material didático, o desafio de atingirmos o resultado proposto pelas escolas de vanguarda depende da parte estrutural. Inclusive, ressalto que essa iniciativa seria ainda mais desafiadora se não tivéssemos a preocupação em criar uma estrutura sob medida para receber a inovação", completa a diretora.

A nova sede do Amplação, inaugurada no segundo semestre de 2016, tem o DNA da inovação na fachada, que afasta qualquer semelhança com escolas tradicionais. "A ideia era transmitir, à primeira vista, o conceito de movimento.

A educadora explica que todas as salas do Colégio Amplação destacam salas multimídia e, as salas 360º, que propiciam diferentes estações de trabalho, sugerem diversas possibilidades de assimilação do conteúdo – por meio da leitura, assistindo vídeos, com exercícios de fixação e outras atividades em grupo. "Nossa estrutura valoriza ambientes com abundância de cores e mobiliário com formatos instigantes que estimulam e acolhem" observa, Gisele.

Já as salas de Educação Infantil proporcionam total integração com a área externa. Nestes ambientes, o mobiliário apresenta dimensões adequadas aos pequenos, com tatame e pufes para trocar experiências, ouvir histórias e criar vínculos com os colegas e professoras. "Aqui a pedagogia da escuta se faz presente", conta a diretora.

Intercâmbio
Alinhada às práticas internacionais e às exigências de uma sociedade globalizada, Gisele reconhece a necessidade de o segundo idioma fazer parte da rotina de seus estudantes. Desde 2013, o Colégio Amplação é reconhecido como um Cambridge Preparation Centre. A partir de 2017, a certificação internacional será Toefl. Com cinco aulas semanais no currículo e duas aulas de vivências no calendário extra-curricular, a escola que conta com um English Pub para estimular a conversação e serve de cenário para trabalhar temas interdisciplinares

Realidade e missão
A diretora destaca o prazer e a imensurável responsabilidade de capitanear esse movimento na capital paranaense. "Minha missão é desmistificar a educação inovadora, quebrar paradigmas e despertar engajamento", acrescenta.

Com sede no bairro Neoville, o Colégio Amplação destaca em seu novo endereço uma estrutura de 6 mil m2 com capacidade para atender cerca de 1.500 estudantes. Atualmente, a escola conta com mais de 90 professores e aproximadamente 800 alunos matriculados.

Mobilização
Disposta a ancorar um movimento real de mudança no mercado, a nova campanha publicitária do Colégio Amplação propõe uma importante discussão para a comunidade, justificada pelas necessidades dos alunos que mudaram. Nas peças publicitárias, o público será impactado por questionamentos, como: o que o futuro vai exigir do seu filho você encontra na Escola do passado? Como assinatura de campanha, que traz imagens significativas, o Colégio Amplação chancela: É hora de se questionar! Afinal, são as novas perguntas que movem o mundo, não as velhas respostas.

Website: http://www.colegioamplacao.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.