RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2017 - Horário 18:22

Pouco explorado, segmento de suplementação é nicho promissor para o franchising
Negócio / O franchising é um sistema com grande potencial para o sucesso, contudo, esse tipo de modelo é muito pouco explorado pelos varejistas do segmento da suplementação alimentar, ainda recente no Brasil. Só em 2014, esse mercado movimentou R$ 940 milhões em apenas 5 milhões de consumidores, ou seja, apenas 10% da população nacional utiliza-se dos produtos e serviços voltados à suplementação, segundo dados da ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais).

"Qualquer tendência nova que chega ao mercado leva em média, dez anos, para maturar e, de fato, adentrar os hábitos dos consumidores. Foi assim quando lançaram o automóvel, no século IX; quando sugiram os computadores, no século XX; e, agora, no século XXI, com a indústria do bem-estar, da qual fazem parte a saúde, a estética e a beleza", analisa o sócio-fundador da Now! Nutrição esportiva, Diego Diniz.

Segundo o executivo, é possível perceber que a suplementação alimentar acaba de adentrar a fase de maturação e não é à toa, portanto, que de 2010 para cá instaurou-se uma busca frenética entre os brasileiros pela qualidade de vida, prática de exercícios, cultura fitness e esportiva. "O movimento instaurou-se tão fortemente na nossa sociedade que até as políticas públicas tiveram de se voltar para ele. Um exemplo disso é a crescente instalação das ciclofaixas em cidades tradicionalmente urbanas, como São Paulo e Rio de Janeiro", comenta Diniz.

Atentos a esse movimento, o empresário, Diego Diniz, e seu irmão, Tiago Diniz, apostaram no ramo e iniciaram, em 2004, a venda de produtos nutricionais em um box, na cidade de Osasco. De lá para cá, a Now! Nutrição Esportiva ampliou sua atuação, pegando carona justamente nessa passagem de fase de experimentação para maturação nos hábitos de consumo e, em 2014, optaram por formatar o negócio para o franchising. "Atuar nesse ramo do varejo já é um negócio de nicho. Transformá-lo em um modelo de franquia o tornou, à época, revolucionário", afirma Diniz.

De todo modo, para que conseguissem atingir bons resultados de vendas era essencial que o PDV tivesse variedade de produtos, preço justo e excelente atendimento, sendo esse último o fator primordial dentro de um mercado tão específico e que, apesar de crescente, ainda pouco conhecido e requisitado pelos consumidores. Com essa tríplice, a Now Nutrição Esportiva tornou-se uma das primeiras varejistas do segmento de suplementação alimentar do Brasil a investir no modelo de franchising.

A escolha pela franquia foi determinante para que a Now Nutrição Esportiva pudesse ter um grande crescimento em um intervalo de tempo relativamente pequeno. Além disso, ele facilitou na divulgação da empresa, na implantação do modelo de negócios inexistente no Brasil e possibilitou uma ampla disseminação da cultura do bem-estar no País, uma vez que seus vendedores atuam como consultores, explicando aos clientes as características e funcionalidades de cada produto ofertado. "Na nossa primeira loja em shopping, no Internacional de Guarulhos, que ficava ao lado do MC Donalds, era muito comum as mães saírem da fila da rede fast food para virem nos perguntar o que eram os nossos produtos, na expectativa de entenderem o que seus filhos andavam tomando", relembra Diniz.

Adicionalmente, o franchising possibilitou à empresa crescer de modo estruturado, abrangendo todo o território nacional e consequentemente atraindo mais clientes. Atualmente a marca está com 13 lojas, sendo nove próprias e quatro franquias, e os planos são ainda mais agressivos para a expansão. A meta é dobrar a quantidade de lojas até dezembro deste ano e atingir a marca de 100 unidades em operação até 2020, com a proposta de oferecer o maior mix do mercado a um maior número de consumidores. Para o feito, a empresa busca candidatos a franqueados, que olhem para o segmento como uma oportunidade de investimento e lucratividade. O valor do investimento inicial parte de R$ 200 mil e já inclui o capital de giro e a taxa de franquia.

FICHA TÉCNICA DE FRANQUIA - FRANQUIA NOW!
Ramo de Atividade: Beleza, saúde e produtos naturais
Ano de Fundação da Empresa: 2005
Ano de Início da Franquia: 2014
Número de unidades: 13, sendo 9 próprias e 4 franquias
Investimento Inicial: R$ 180 mil
Taxa de Franquia: R$ 50 mil
Capital de Giro + Estoque Inicial: R$ 20 mil + R$ 100 mil
Royalties: 5% s/ faturamento bruto
Taxa de Publicidade: 2%
Área mínima: 20m² a 40m²
Número de funcionários: 3 a 4
Faturamento Bruto (média mensal): R$ 120 mil
Lucro Líquido: 10%
Prazo retorno do investimento: 36 a 48 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: (11) 3031-7854
E-mail: expansao@bastockler.com.br
Site: www.nowsuplementos.com.br


Website: http://www.nownutricaoesportiva.com.br/
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