RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2017 - Horário 10:47

Profissionais sênior buscam pós-graduação a distância
Tecnologia / A procura por cursos de graduação ou pós-graduação a distância cresce a cada ano. No censo EAD Brasil 2015, desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), contabilizou-se 1.108.021 alunos que frequentam cursos regulamentados totalmente a distância e semipresenciais - um aumento considerável em relação ao ano anterior, que totalizou em 996.323 estudantes.

A faixa etária média confirmada pelo Censo EAD.BR 2015 revelou que os alunos de cursos a distância tendem a ser mais velhos do que os alunos de cursos presenciais. Comparando a pirâmide etária dos participantes de cursos presenciais e de EAD, ficou claro que os estudantes da educação presencial se concentram na faixa entre 21 e 30 anos (63,23%), enquanto o corpo discente dos cursos a distância se encontra na faixa entre 31 e 40 anos (49,78%).

Este é o caso de Sandro Melo, de 51 anos. Ele mora em Recife e cursa o MBA em Gestão da Tecnologia da Informação on-line na faculdade de tecnologia FIAP, que fica em São Paulo. "Fazer o MBA presencialmente seria inviável em termos de custo e do tempo gasto para participar de cada aula. Como eu sou disciplinado, consigo assistir as aulas e assimilar as informações. Gosto também da possibilidade de revisitar o material, caso alguma dúvida surja durante a execução do trabalho. Me traz liberdade e flexibilidade, além de ser mais econômico" explica Sandro.

De acordo com a opinião dos participantes do Censo EAD.BR 2015, o ensino a distância exige inovação administrativa, infraestrutura tecnológica e apoio ao aluno em níveis mais elevados quando em comparado à modalidade educacional presencial. A estratégia da faculdade FIAP foi disponibilizar conteúdos em diferentes formatos. "Algumas pessoas aprendem melhor lendo, enquanto outras preferem aprender ouvindo. Para alguns, é preciso visualizar imagens e ainda há quem precise colocar em prática tudo aquilo que viu e ouviu. Por isso, o conteúdo do FIAP ON foi elaborado em quatro formatos de ensino: conteúdo web responsivo escrito; playlist de vídeos; playlist de áudio e e-book" conta a coordenadora do curso de MBA da FIAP em Gestão de Tecnologia da Informação, Andrea Paiva.

No Mapa do Ensino Superior SEMESP 2016, as instituições privadas com fins lucrativos informaram que a maioria de seus alunos (70,45%) estuda e trabalha. Este pode ser um dos fatores para escolha pelos cursos a distância. Horários flexíveis e a possibilidade de estudar em qualquer lugar atraem os estudantes. "No curso on-line especificamente, soma-se a vantagem que o aluno pode adequar o seu ritmo e horários de estudo, pois a plataforma permanece disponível 24X7 e mesmo as transmissões ao vivo são gravadas e ficam disponíveis na plataforma" destaca a coordenadora Andrea.

Cursos tecnológicos têm sido a escolha de muitos, até mesmo daqueles que não trabalham diretamente com TI. "No mundo atual, em qualquer cargo de gestão, os conhecimentos de TI são fundamentais para que o profissional possa se manter competitivo. Eu sou um contador curioso e apaixonado pela área de TI. Como hoje sou o gestor em uma equipe de TI de uma empresa de varejo, senti a necessidade de adquirir os conhecimentos necessários para poder acompanhar as discussões técnicas e conceituais de forma mais aprofundada" conclui Sandro.







Website: https://www.fiap.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.