RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2017 - Horário 9:50

Projeto B faz Tributo a Frank Zappa em São Paulo no dia 23 de agosto
Arte e Entretenimento / O compositor, guitarrista, produtor e diretor de cinema Frank Zappa nasceu em 1940 e faleceu há 13 anos. Com mais de 30 anos de carreira e uma obra musical aclamada pela crítica, ele é considerado um dos guitarristas mais originais de seu tempo e uma grande influência para músicos e compositores até hoje.

Sua música é quase incategorizável. Suas influências variavam da música clássica avant-garde à eletrônica, e, embora ele tenha liderado bandas de rock por muito tempo, ele criava um estilo híbrido que flertava com o jazz e com uma música moderna, séria e complicada, algumas vezes executada por grandes orquestras. Muitos dos seus álbuns são considerados essenciais na história do rock e do jazz.

O Projeto B desbrava o repertório do Zappa à partir do disco Hot Rats (69), e, sempre com uma visão singular, segue desbravando o repertório das décadas de 70 e 80. Fazendo um apanhado de sua música para a formação do grupo.

O Grupo
Impulsionado pelo ambiente das megalópoles, onde a diversidade cultural e o caos urbano se tornam fascinantes, o Projeto B busca a elaboração de uma nova linguagem musical, misturando vanguarda do jazz, música brasileira e música erudita contemporânea.

Neste ano, o Projeto B completa 15 anos de existência lançando o seu terceiro disco. O grupo se orgulha de sempre trabalhar com materiais cheios de ineditismos, tanto nas composições próprias quanto nas adaptações de repertório. A adaptação de obras de mestres da música erudita do começo do século XX é um trabalho que o grupo Projeto B desenvolve desde 2004, registrado em seu primeiro CD, Andarilho, com a adaptação e desenvolvimento de "St. Gaudens in the Boston Common", de Charles Ives; e no seu segundo CD, A Noite, com "Rondes Printanières", trecho de "A Sagração da Primavera" de Stravinsky. O Projeto B é influenciado diretamente pelos experimentos realizados por esses compositores do começo do século. Seu trabalho, com textura polifônica, polirritmia, harmonia e orquestração é um "prato cheio" para o grupo fazer adaptações inusitadas por meio da instrumentação, releitura de dinâmicas, elaboração de improvisos e mescla de diferentes tendências da música instrumental contemporânea. Em 2016, o grupo lançou o seu quarto disco, intitulado ISSO.

Serviço:
Dia 23 de agosto, quarta. 21:30h
R$25
Jazz nos Fundos
R. Cardeal Arcoverde, 742
Pinheiros
11 3083 5975

Website: http://www.projetob.net
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.