RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2017 - Horário 20:04

Guia definitivo do piso: saiba como escolher o piso ideal para cada ambiente da sua casa
Estilo de Vida / Escolher o piso ideal para cada ambiente da casa nem sempre é uma tarefa fácil. Essa missão requer diversos cuidados, que vão desde o tipo e o PEI do piso, até o cálculo da área e da quantidade de caixas que serão utilizadas no local.

Mas, para que você entenda um pouco mais sobre cada uma dessas especificidades, separamos algumas dicas e informações preciosas que lhe farão compreender de uma vez por todas os pisos.

Escolha o tipo do piso

Como dito anteriormente, cada ambiente exige algo diferente do piso. O tipo de piso deve ser escolhido de acordo com o lugar onde será assentado — tanto por questões estéticas, quanto para garantir sua durabilidade, segurança e conservação. Alguns tipos já possuem uma pré-recomendação de uso. Veja só!

Pisos porcelanatos

O piso porcelanato é produzido a partir de uma mistura de argila e minerais. Seu acabamento pode ser polido, esmaltado, acetinado ou natural. Esse tipo de piso apresenta maior resistência e menor absorção à água em função do seu processo de fabricação.

Pisos cerâmicos

O piso cerâmico é um dos pisos mais utilizados hoje em dia; isso se dá principalmente pela alta durabilidade e variedade de modelos — além de ter preços bastante acessíveis. Eles são de fácil manutenção e também são os mais indicados para manter o ambiente fresco durante os dias mais quentes do ano.

Pedras Naturais

Já as pedras naturais são peças ideais para decorar o jardim, a garagem, o quintal e até mesmo a sacada. Elas apresentam alta resistência e durabilidade, apesar de precisarem de cuidados especiais na limpeza. Além do visual rústico que dão ao ambiente, elas são muito resistentes à chuva, ao sol e à corrosão.

Entenda a classificação de resistência à abrasão

Antes de comprar os pisos para a casa, é importante ficar atento quanto ao PEI e o acabamento da peça. Para quem não sabe, o PEI de um piso é a classificação dos pisos esmaltados de acordo com sua resistência à abrasão e indicação do local de uso. Veja só a classificação de resistência à abrasão:

PEI 0 - Resistência muito baixa: indicado apenas para paredes;
PEI 1 - Resistência baixa: indicado para paredes e ambientes internos com baixíssimo tráfego;
PEI 2 - Resistência moderada: indicado para paredes e áreas internas com baixo tráfego de pessoas;
PEI 3 - Resistência média: indicado para as áreas internas sem acesso externo, com tráfego médio de pessoas;
PEI 4 - Resistência média/alta: indicado para áreas internas ou externas cobertas, com tráfego médio de pessoas;
PEI 5 - Resistência alta: indicado para áreas internas, externas, comerciais e industriais que possuem alto tráfego de pessoas.

Os pisos para o banheiro, por exemplo, devem ter baixo índice de absorção de água (entre 0,1% e 0,5%) e, de preferência, contar com uma camada protetora de esmalte.

Como calcular a área

O primeiro passo é saber o tamanho da área a ser coberta. Isso vai determinar a quantidade de caixas que serão necessárias. Para fazer isso, basta medir dois lados do local. Multiplique essas medidas e o resultado será a área total. Se o ambiente for desigual, divida-o em espaços menores e depois some o resultado de cada um.

Depois de já ter os resultados, é só comprar a quantidade de caixas necessárias — lembrando sempre de comprar 10% a mais do valor total do ambiente — afinal, imprevistos podem acontecer e acabar instalando pisos diferentes pode não ser muito legal.

Não se esqueça: para cada ambiente existe um tamanho ideal. Para ambientes pequenos, aposte em formatos menores; para ambientes grandes, aposte em formatos maiores.
Website: http://www.telhanorte.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.