RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2017 - Horário 11:47

Para dar certo, cerimônia de casamento precisa de planejamento e organização
Arte e Entretenimento / Seguir um cronograma costuma dar bastante certo quando é preciso preparar grandes eventos, e quando se trata de um casamento envolvendo cerimônia e festa não é diferente. Para dar certo e tudo sair conforme idealizado pelos noivos, o indicado é que se crie um planejamento, a fim de manter todas as etapas do casamento em ordem.

O planejamento e a organização do casamento ajudam a diminuir os riscos de possíveis imprevistos e problemas que talvez venham a ocorrer durante os preparativos do grande dia. Por isso, o mais recomendado é montar o cronograma do evento com o máximo de antecedência que puder. Especialistas sugerem que o planejamento seja feito um ano antes da data do casamento, porém, se não for possível esse prazo, basta adaptar o planejamento ao tempo disponível.

De acordo com os principais organizadores de casamentos, o primeiro passo para que tudo saia perfeito é definir a lista de convidados. Sem o número de pessoas que irão ao cerimonial e festa, não há como fazer nenhum tipo de planejamento, sendo assim, esse é um item muito importante na organização de casamento. Ainda segundo organizadores, o próximo passo é estabelecer um orçamento e determinar uma média do quanto poderá ser gasto na cerimônia de casamento. Isso ajudará a delimitar as possibilidades, além de evitar que as contas saiam dos limites.

Contar com a ajuda de uma assessoria também pode ser útil para encontrar fornecedores, empresas e produtos de confiança e qualidade. Por estarem diretamente envolvidos com cerimônias de casamento, a equipe de assessoria possui muitos contatos úteis e sabem com quem podem ou não trabalhar, garantindo uma preocupação a menos para os noivos.

Segundo os especialistas em planejamento de casamentos, após definir o número de convidados e o limite do orçamento para a cerimônia e festa, o próximo passo é fazer uma lista dos serviços que serão utilizados para completar o cronograma e sair em busca dos fornecedores. Do décimo ao quinto mês antes do casamento, recomenda-se que os noivos cuidem da nomeação dos padrinhos, inspirações para decoração, trajes, escolha dos convites e fechamento dos contratos. Do quarto mês até 60 dias antes do casamento, os organizadores sugerem que os noivos escolham as alianças, definam a lua de mel, selecionem a playlist da festa, treinem a coreografia da dança dos noivos, preparem a papelada do casamento civil e distribuam os convites.

Para completar o cronograma, especialistas dizem ser mais do que indicado reservar a penúltima e última semana para checar se tudo está certo com os fornecedores, isso incluí buffet, espaço, decoradores, fotógrafos, dia da noiva, lembrancinhas e os acessórios para noivas. Esse último item pode ser adquirido em lojas especializadas, como a loja Planeta das Noivas, muito tradicional e recomendada no segmento de acessórios para noivas .

Para que tudo dê certo no grande dia, o planejamento e a organização da cerimônia e da festa de casamento são essenciais. Reservar tempo para preparar um cronograma com todas as etapas até o dia da união é a garantia de um casamento com o mínimo de imprevistos possíveis, segundo os profissionais do setor.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.