RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2017 - Horário 16:24

Prepare-se para correr uma maratona usando apenas o seu celular
Tecnologia / Disputar uma prova de corrida, uma caminhada ou até participar de uma maratona virou a meta principal de grande parte das pessoas que almejam melhorar o preparo físico e cuidar da saúde. Principalmente no fim do ano, quando vemos pessoas de todo o tipo cruzando a linha de chegada de corridas de rua famosas, como a São Silvestre, é comum pensar: como eu faço para chegar lá? Por onde eu começo?

A boa notícia é que não é preciso gastar rios de dinheiro contratando assessorias esportivas ou penar com as lesões por causa de um treino inapropriado. Basta você ter um celular na mão e força de vontade. "Já existem aplicativos que te auxiliam para que não haja excessos, iniciando com treinos extremamente leves e que testam a resistência do usuário gradativamente", explica o educador físico Fernando Santos, usuário do aplicativo Freeletics Running, uma plataforma que funciona como um personal trainer digital que, de acordo com o preparo físico e os objetivos do usuário, desenvolve uma rotina de treinos personalizados. Os diversos aplicativos da Freeletics já contam com mais de 1,5 milhão de usuários no Brasil, imitando o sucesso que fizeram na Europa.

Com base nessa ferramenta, Fernando indica o que é preciso para você se preparar para vários tipos de provas. "Algumas pessoas apresentam evolução em menos tempo, outras em mais. Como o aplicativo é dinâmico e modifica os treinos a todo o momento, não se torna algo repetitivo, cansativo, fazendo com que o atleta sinta vontade de fazer e crie expectativa para saber qual seu próximo desafio", avalia.

"No começo de ano, eu não conseguia correr até a esquina de casa. Foi quando comecei a usar o aplicativo e em seis meses, com alimentação regrada e mantendo um ritmo de quatro treinos semanais de exercício, eu corri a meia maratona de Campinas", comemora a empresária Ana Agostini. "O app vai sentindo sua resistência e se adequando ao seu perfil de acordo com seus feedbacks ao final de cada treino, como se você estivesse acompanhado de um personal", disse.
?
O vendedor Thiago Jacob também usa o aplicativo há seis meses e já acumula mais de 300 quilômetros em treinos. Para ele, o importante é que o Running respeita os limites de cada um, incentivando na medida certa de cada atleta. "Eu nunca pensei que fosse correr. Hoje, eu já consigo fazer 15 quilômetros. E o mais legal é que o aplicativo conversa comigo enquanto corro, diz como estou me saindo, qual minha velocidade média e me incentiva a melhorar meu tempo. Não se compara meu condicionamento físico desde o começo até agora. Já participo de corridas até mesmo com obstáculos!", comemora Jacob.

Outro ponto importante é a dieta antes e depois dos treinos, ingerindo produtos específicos que são essenciais para melhorar o rendimento do atleta. "Não fazer exercício em jejum e comer alimentos ricos em fibras uma hora antes de correr, como massas integrais e frutas. No pós treino, buscar carboidratos simples, como arroz branco e batata, além proteínas que podem ser encontradas em carnes e ovos. Tudo isso balanceado ajuda bastante", coloca a nutricionista Fabiana Dias Bellão.

Os alimentos termogênicos, famosos "queimadores de gordura", também entram na lista da nutricionista, pela capacidade deles em aumentar o gasto energético corporal e estimular o organismo. "Isso acontece porque esses alimentos aumentam a temperatura do corpo e possuem substâncias que aceleram o metabolismo. Como opções, temos o chá verde, chá branco, chá de hibisco, canela, pimenta e o guaraná em pó natural. Se o atleta tiver alguma dúvida ou dificuldade, indico que procure auxílio de um profissional", esclarece.
Website: https://www.freeletics.com/pt/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.