RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2017 - Horário 13:23

Segundo dados, lojistas estimaram um aumento de 5% a 20% nas vendas para o dia dos namorados
Negócio / O dia dos namorados, que é comemorado no dia 12 de Junho no Brasil, seguido do Natal e do Dia das mães é a data festiva que mais rende lucros no varejo. Para este ano, comerciantes de diversas lojas calculam um aumento de aproximadamente 5% a 20% nas vendas em comparação com o ano passado, de acordo com informações extraídas do estudo expectativa de vendas para o Dia dos Namorados, feita pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).

Trazendo receita para o Brasil, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que o Dia dos Namorados é uma data que gera R$ 11,5 bilhões de reais para a economia do país. O estudo mostrou que 61% dos brasileiros, aproximadamente 92 milhões de pessoas, presenteiam alguém nesta data.

A pesquisa também apontou que apesar da crise financeira, que afeta grande parte da população, 9% dos clientes disseram ter a intenção de gastar mais com os presentes, enquanto 32% disseram ter a pretensão de gastar a mesma quantia do ano passado. A pesquisa ainda trouxe a informação de que algumas pessoas possuem dúvidas sobre o valor que irão gastar com o presente.

Quanto à forma de pagamento, 69% dos clientes pretendem pagar o presente à vista, onde 56% das compras vão ser pagas em dinheiro e 13% no cartão de débito. Já outros 24% dos entrevistados pretendem usar o cartão de crédito, onde 9% vão pagar em parcela única e 15% em mais de uma parcela. No entanto, como a intenção de compra é positiva, apesar da economia ruim, economistas recomendam evitar o cartão de crédito no momento de adquirir um produto. O ideal é que o pagamento do presente seja feito à vista, dessa forma o cliente que está numa situação financeira prejudicada foge das dívidas, já que o parcelamento compromete parte da renda mensal e pode complicar o orçamento.

Referente à média de valores, os consumidores entrevistados tem a intenção de gastar entre R$ 124,00 a R$ 158,00 dependendo da classe social. Esse valor se reduz para R$ 114,00 entre as menores classes e pode ultrapassar os valores mencionados entre os de classe social mais alta.

A pesquisa ainda aponta os shoppings como o principal lugar onde serão realizadas as compras do Dia dos Namorados, os dados revelam que 32% das pessoas farão suas compras no centro comercial, e algumas ainda deixarão para comprar o presente na última hora com a esperança de encontrar algumas promoções ou descontos relâmpagos.

As lojas online também são uma aposta para os namorados com a rotina apertada. Por ser um método de compra cada vez mais seguro e prático, a expectativa é que as vendas online também sejam boas. A loja Sigma Relógios, por exemplo, aposta nas vendas durante essa data. Especializada em comércio de relógios de alta qualidade, modelos de relógio masculino, e relógio feminino, o comércio eletrônico garante ter os acessórios que vão conquistar os corações apaixonados.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.