RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2017 - Horário 19:11

Crescimento das vendas de Smartphones no país aquece negócios de acessórios, gadgets e eletrônicos
Eletrônicos / Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica um crescimento vertiginoso no mercado de smartphones no Brasil. A projeção é de que o país terá um celular inteligente em uso por habitante até outubro deste ano, algo em torno de 206 milhões. Números que movimentam os mercados em torno deste universo.

A pesquisa da FGV fecha com o resultado do IDC Mobile Phone Tracker Q1 - do primeiro trimestre de 2017, que aponta sinais de recuperação das vendas no seguimento de celulares. O crescimento registrado é de 25,4% em comparação ao mesmo período de 2016, com a comercialização de 12,4 milhões de aparelhos entre janeiro e março deste ano, movimentando uma receita média de R$ 13,3 bilhões nestes meses, 22,6% a mais que o primeiro trimestre de 2016, que gerou R$ 10,9 bilhões.

O analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para a América Latina, Leonardo Munin, ressalta que a venda de aparelhos com preço acima de R$ 1.300 foi a que mais cresceu entre janeiro e março, passando de 18,8%, em 2016, para 25,5%, em 2017. Essa é a primeira vez que essa faixa de preço ficou atrás apenas dos celulares com preços entre R$ 700 a R$ 999, que representaram 49% do mercado. Um indício de que a o crescimento na venda de smartphones é uma tendência.

NEGÓCIOS QUE PROSPERAM COM ESSES NÚMEROS

Com a projeção de crescimento na venda de celulares, principalmente smartphones, crescem também, em proporções ainda maiores, as vendas de acessórios, gadgets e eletrônicos que rondam este universo, e com eles, os negócios do ramo no país.

Segundo Marcos André Rodrigues, sócio-diretor da maior rede de franquias especializada em gadgest, eletrônicos e acessórios para smartphones do Brasil, a LOFT, com sede em Florianópolis/SC, 42 lojas no país e projeção de chegar a 80 este ano, para cada smartphone o usuário compra em média de três a cinco produtos que orbitam o aparelho, seja uma capa, earphone, carregador para automóvel, powerbanks, suportes diversos e também eletrônicos com tecnologia bluetooth, como headphones, caixas de som entre outros.

"Eu estudei por dois anos o crescimento do mercado de smartphones no Brasil antes de abrir a LOFT em 2013. As duas primeiras lojas da marca foram abertas no Boulevard Rio Shopping e no Botafogo Praia Shopping, ambas no Rio de Janeiro/RJ. Hoje, apenas quatro anos depois, já são 42 unidades, entre lojas e quiosques, em sete estados brasileiros, distribuídas estrategicamente em shoppings e aeroportos. Uma conquista que tornou a LOFT na maior rede de franquias do segmento em número de operações no país", conta o empresário.

As lojas e quiosques da LOFT tornaram-se também um grande negócio para quem quer empreender neste mercado fervilhante. A média mensal de faturamento no formato de loja é de R$ 100 mil, com retorno do investimento médio em 24 meses. Já no quiosque é R$ 80 mil com retorno em um ano.

Para investir em uma franquia LOFT são necessários R$ 155 mil para o formato de loja e R$ 135 mil para a opção de quiosque, já incluso o estoque inicial e a taxa de franquia. Este valor pode ser parcialmente financiado através da parceria da marca com o Santander Franquias, podendo ser incluso os custos do financiamento no plano de negócios. As demais taxas cobradas são de 1% em propaganda e 6% de Royalties, ambas sobre o faturamento bruto.

Ainda conforme Rodrigues, a LOFT foi criada para ser uma rede de franquias escalável, ao mesmo tempo inovadora e altamente rentável para seus franqueados, com base na velocidade deste segmento. "O sucesso dos nossos quiosques e lojas estão no design e inovação dos nossos produtos, que são desenvolvidos internamente e de forma exclusiva com a marca LOFT, a partir do estudo desta tendência mundial no segmento de smartphone, e que proporcionem a alta rentabilidade do negócio ao franqueado, uma das maiores do mercado", garante ele.

O número atual de smartphones em uso no país é de 198 milhões, enquanto o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em agosto do ano passado, mostrou que o país tem 206 milhões de habitantes. A estimativa da FGV é de que esse número será batido pelo mercado de smartphones ainda neste ano, e que até 2019 o Brasil terá 236 milhões desses dispositivos.

"Se a média de consumo de gadgets, eletrônicos e acessórios para smartphones é entre 3 e 5 por aparelho, o consumo destes produtos deve ficar em torno de 1 bilhão em volume até 2020, configurando-se como uma forte tendência do segmento. Vai faltar espaço para lojas" vibra Rodrigues com os números.

A previsão da Loft para 2017 é de um incremento de 25% no faturamento das unidades já existentes e abertura de mais 38 novas lojas. As possibilidades de praças para novas aberturas estão em todos os estados brasileiros.

DESTAQUE ENTRE AS NOVAS FRANQUIAS DO MERCADO

Com quatro anos de existência e crescimento médio anual de 30% a rede de Franquias LOFT conquistou em abril deste ano o Selo de Excelência em Franchising (SEF), máxima certificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na ocasião a marca foi reconhecida também pela ABF como o maior destaque do ano de 2017 na categoria Pleno - franquias com ao menos 10 franqueados e dois anos operando no franchising.

Já em seu segundo ano de mercado, em 2015, a LOFT foi eleita pelo ranking de franquias como a segunda melhor do país em desempenho de rede, a quinta melhor no setor de Casa, Decoração e Presentes e a primeira em satisfação dos franqueados. As premiações contribuíram para um crescimento vigoroso de 96% sobre o faturamento da marca no ano anterior. Um recorde. Em 2016, o ano da pior recessão do país, a LOFT seguiu avançando bem, com um crescimento de 31% em faturamento com relação a 2015.

Dentre as 3039 redes franqueadoras no Brasil, somente 930 são associadas a ABF e apenas 204 obterem a chancela do SEF, sendo a LOFT o grande destaque da categoria Pleno. O SEF é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Máster (de acordo com o número de unidades franqueadas e o tempo de atuação da franqueadora no mercado).

Para mais informações, acesse: franquias.iloft.com.br
Website: http://franquias.iloft.com.br
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