RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2017 - Horário 12:45

Veja, com Flavio Maluf, como usar o Facebook a favor do seu negócio
Negócio / Há alguns anos, quem não possuía dinheiro o suficiente para abrir uma loja física não tinha muitas opções de venda - a não ser sair batendo de porta em porta. Hoje em dia, porém, as oportunidades são muitas e não é preciso nem sair de casa. Diversos empreendimentos não possuem loja física e só funcionam online, mas, se ainda assim, o empreendedor não tiver dinheiro o suficiente para investir em um bom site, a melhor opção segue na telinha do computador ou, mesmo, do celular – o Facebook.

"Quem começa pelo Facebook e faz tudo direitinho tem boas chances de sucesso, porque tem contato direto com as necessidades dos clientes", afirma o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mário Rodrigues.

Sendo assim, é bom conhecer algumas dicas sobre o assunto – e quem as reporta é o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

É preciso estar ciente do básico, por exemplo – claro que o empreendedor não pode usar o Facebook pessoal, ele precisa passar credibilidade e profissionalismo, e a melhor maneira de fazer isso, de acordo com o especialista em gestão de mídias sociais, o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Gabriel Rossi, é criar uma fan page. Além disso, nas páginas da rede social, através das métricas chamadas de indicadores de conversão, é possível monitorar não só a quantidade de curtidas que a marca teve, mas também o quanto dessas curtidas se transformam em vendas e é com isso que o empreendedor deve se importar.

Regularidade nas postagens e conteúdo interessante também são cruciais para o sucesso do negócio, destaca o executivo Flavio Maluf. Esse conteúdo, no entanto, precisa ser direcionado e qualificado. Produzir postagens aleatórias não vai ajudar, é necessário gerar engajamento entre os clientes e, para isso, é preciso conhecê-los muito além de faixa etária, renda média e região demográfica.

O executivo Flavio Maluf reporta que, por meio de pesquisas pós-venda e análises de comportamento do usuário durante a compra, o empreendedor é capaz de começar a entender o que motiva os clientes a comprarem os seus produtos e, desta forma, construir o perfil das suas personas - ou seja, o personagem que representa seu cliente idealizado. Com uma persona bem definida, produzir conteúdos relevantes, que despertem o interesse do público-alvo, torna-se muito mais fácil.

O pequeno empresário, contudo, precisa, ainda, identificar o melhor horário para as publicações, ou seja, analisar qual é o momento do dia ou da noite que possui mais engajamento com o seu público e usar isso a seu favor, acentua o presidente das empresas Eucatex Flavio Maluf. "Vendas pelo Facebook dependem de ajustes muito finos para darem certo. Às vezes, basta mudar o horário das publicações para vender mais", ressalta o diretor executivo da agência digital Novos Elementos, Celso Fortes.

Investir em anúncios pagos e direcioná-los de forma correta é outro ponto fundamental. Flavio Maluf explica que, segundo Gabriel Rossi, é difícil alcançar muitos clientes sem pagar por propaganda no Facebook - o especialista em gestão de mídias sociais afirma valer a pena investir em posts por meio do Facebook Ads, e os valores não são muito altos, geralmente, a partir de 10 reais por post.

O diretor executivo da agência digital Novos Elementos, porém, alerta - "O grande erro de quem vende pelo Facebook é não direcionar os posts por faixa de idade, geolocalização e interesses do público-alvo", finaliza Celso Fortes.


Website: https://flaviomalufoficial.com/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.