RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2017 - Horário 18:19

Parceria entre a Editora Positivo e Provopar beneficia mais de 16 mil crianças
Literatura / A ação faz parte de uma iniciativa da Editora, juntamente com o Instituto Positivo, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Ao todo foram disponibilizados 85 mil volumes que foram destinados a escolas de educação básica de municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As doações, que ultrapassam a marca de R$ 1,5 milhão, já chegaram às secretarias de educação. Essa parceria reforça o compromisso social e ambiental da Editora Positivo, uma vez a doação faz parte do programa de gestão de estoque da companhia. Neste programa, um comitê formado por profissionais de diversas áreas analisa os materiais
remanescentes e indica potenciais destinações aos mesmos. Uma vez decidida a doação, outras equipes entram em campo para separar o estoque e compor os kits para que alunos e professores possam utilizá-los. "O volume de trabalho é grande, mas trabalhamos com dedicação e cuidado. Quando imaginamos os materiais chegando nas mãos dos alunos sabemos que tudo valerá a pena", observa o diretor de operações da Editora, Mauro Monteiro.

O diretor geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos, explica que as doações contemplam dezenas de títulos, cuidadosamente desenvolvidos por especialistas, mestres e doutores nas mais diversas áreas do conhecimento. "Dentro da missão da Editora, que é construir um mundo melhor por meio da educação, ficamos satisfeitos em contribuir com as escolas que atendem crianças e jovens em nosso estado, uma vez que elas desenvolvem um trabalho de extrema relevância para as comunidades onde estão inseridas", destaca.

Segundo a presidente do Provopar estadual, Carlise Kwiatkowski, "é uma honra ao Provopar realizar esta parceria com o Positivo e poder levar para as crianças materiais de tamanha qualidade." "Este apoio é muito importante e tenho certeza de que são parcerias assim que fazem a diferença na vida das pessoas", enfatizou a Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

A primeira experiência de doação de materiais didáticos às prefeituras com baixo IDH no Paraná ocorreu em 2014, quando a Editora Positivo também contou com a experiência e parceria do Provopar. Foram doados 271 volumes com materiais educacionais do Sistema de Ensino Aprende Brasil para o Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Céu, de Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba. As crianças e seus professores contaram com suporte do material didático durante todo o ano.

"Esse é mais um exemplo do potencial de impacto que as parcerias público-privadas possuem. As equipes do Positivo se dedicaram por pelo menos três meses para viabilizar a doação. Já o Provopar conhece a realidade dos municípios paranaenses. Além de indicar aqueles que possuem maior necessidade e que possuem o número de alunos compatível com a quantidade de itens a serem doados, colabora com o processo de expedição, garantindo que os volumes cheguem corretamente aos municípios. Com isso, os maiores beneficiados são os alunos que passam a contar, durante todo o ano, com materiais de qualidade que irão colaborar com a sua aprendizagem e desenvolvimento cognitivo", relata a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

As coleções Ecobox, Mais Cores, Projeto Eco para o Ensino Médio, Caderno Enem para o Ensino Médio, Livro Portal do Saber, Coleção História- Cultura e Sociedade, Coleção Linhas e Letras, doadas pela Editora Positivo irão atender crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio, em sete municípios paranaenses.

Futuro

Para o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, as doações chegam em boa hora e vão atender a todas as crianças que estudam na rede municipal. O mesmo diz a secretária de Assistência Social de Virmond, Marliza Granoski: "nosso município é pequeno e muito carente. Com as doações vamos reforçar o aprendizado e motivar ainda mais nossa comunidade escolar". Prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, destaca que a doação irá auxiliar o trabalho do município nas séries iniciais. "Os professores estão sempre buscando inovar e os materiais vem justamente contemplar essa necessidade. Essa parceria também faz a diferença uma vez que é a oportunidade de um conteúdo desenvolvido num grande centro chegando até eles", observa.

Já para o prefeito de Bom Jesus do Sul, Cézar Bueno, "com a doação as crianças do município ganham a mesma oportunidade de conhecimento das crianças de grandes centros". "Eu entendo que a Editora Positivo não está apenas doando livros, está doando futuro", finalizou o prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek. Além destes foram contempladas os município de Rebouças e Ibaiti.

Num segundo momento, outros municípios também serão contemplados com as doações. No entanto, segundo Mauro Monteiro "não existe periodicidade determinada para que ocorram novas doações. Estas tornam-se possíveis quando a Editora reúne uma quantidade representativo de volumes e autoriza a sua destinação".

A fim de aproveitar ao máximo a destinação dos itens em estoque, a Editora e o Instituto Positivo também estabeleceram parcerias com sete organizações sociais que atuam com reforço escolar e ensino profissionalizante no contra-turno escolar. Essas organizações, devidamente registradas nos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, estão estabelecidas em Londrina e Maringá (PR), Caxias do Sul (RS), Uberlândia (MG) e Anápolis (GO).
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.