RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2017 - Horário 15:34

Website cria alternativa na hora de trocar veículos e dribla a dificuldade de financiamento
Tecnologia / O número de veículos novos e seminovos financiados no Brasil teve queda pelo quinto ano consecutivo. O brasileiro vive na pele a dificuldade em conseguir um financiamento para adquirir ou trocar veículos. Neste cenário, proprietários e lojistas buscam alternativas e recorrem à negociação online.

Segundo o site G1, o número de veículos vendidos no Brasil através de financiamentos, reduziu 12,4% em 2016 se comparado ao ano anterior. A crise econômica e a instabilidade política criam um cenário de aumento de inadimplência. Em consequência, as instituições financeiras limitam o acesso ao crédito atrapalhando o consumidor a conseguir um financiamento ou empréstimo.

Mesmo com o nome limpo na praça e o fato do consumidor estar empregado não são mais garantia de que o cliente conseguirá levantar um financiamento. As condições passaram a ser mais rígidas e os juros mais altos. Isso impacta diretamente o consumidor que tem dificuldade de levantar capital, mas também lojistas e concessionários que sofrem o congelamento nas vendas.

A situação se agrava já que na maioria das vezes, o consumidor antes de comprar seu próximo veículo, tem que vender seu atual. Isso, pois pessoas interessadas sofrerão a mesma dificuldade e nesse caso, a solução seria um conseguir pagamento à vista. Nessa condição, é difícil encontrar um comprador disposto a pagar o valor de tabela, o que onera ainda mais o poder de compra do consumidor.

Frente a este cenário, um website de troca de veículos dribla estas dificuldades e proporciona uma alternativa que ganha cada vez mais força. O LinkMotors é uma start-up que propicia além da compra e venda, a troca de veículos. Seus fundadores contam que desenvolveram o site frente a experiências e dificuldades pessoais. "Desenvolvemos o LinkMotors nos mesmos moldes de sites de paquera. O usuário anuncia seu veículo e demonstra preferências de outros veículos caso aceite troca. O sistema automatiza ofertas e facilita a interação entre usuários com interesses em comum. Por isso, ficamos conhecidos como um site de relacionamento de veículos" diz Alexandre Castanheira, cofundador da start-up.

Propostas envolvendo troca já representam 84% dos contatos recebidos em anúncios online de veículos. É cada vez mais comum compradores ofertarem um veículo como parte do pagamento e o restante em dinheiro para compensar a diferença. Neste formato de negociação, a liberação de crédito é amplamente facilitada. O consumidor reporta à instituição financeira o valor do seu veículo como sendo o valor de entrada, solicitando financiamento apenas do valor da diferença entre os veículos. "Para instituições financeiras, o risco dessa operação é muito menor já que libera apenas parte do bem financiado e não sua totalidade. Assim, a liberação do crédito é facilitada e o risco e os juros são reduzidos" diz o cofundador do LinkMotors, Anderson Castanheira.

Anderson também relata que a start-up beneficia lojistas. "O lojista pode anunciar veículos de baixa rotatividade, aceitando veículos de menor valor ou de melhor rotatividade na troca. A negociação dos valores é livre por conta dos usuários."

A start-up está em fase de expansão. Disponibiliza anúncios gratuitos e atua em todo Brasil.

Website: http://www.linkmotors.com.br
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