RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2017 - Horário 10:23

Temperaturas mais baixas alteram o funcionamento do sistema urinário
Ciência & Saúde / As temperaturas mais baixas têm impacto direto no funcionamento do organismo. No frio, nosso corpo elimina menos líquido pelo suor e pela respiração, a contração dos vasos sanguíneos aumenta e a ingestão de alimentos também cresce, com intuito de elevar a produção de energia para conseguirmos manter a temperatura corporal. Neste contexto, o funcionamento do sistema urinário também sofre alterações. "Para compensar essas mudanças no organismo, há o aumento da produção de urina pelos rins. Como a capacidade da nossa bexiga de armazenar a urina é praticamente a mesma, então, temos que ir mais vezes ao banheiro para esvaziá-la", explica a uroginecologista Aline Teixeira Bueno Muniz, integrante voluntária da Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart.

A médica explica que a menor ingestão de líquido nas temperaturas mais baixas e a produção de energia e de seus metabólitos (produtos da degradação dos alimentos que são tóxicos ao organismo) fazem com que o organismo reduza a produção do Hormônio Antidiurético (ADH) para aumentar a produção de urina, por onde eliminamos grande parte das toxinas produzidas durante o metabolismo.

A hidratação de crianças e idosos merece especial atenção nesta época do ano. A menor ingestão de líquidos também pode propiciar o desenvolvimento de um número maior de infecções. Da mesma forma, a diminuição dos fatores de resistência do organismo e aumento da necessidade de uso de fraldas e /ou protetores higiênicos nesta época mais fria do ano, por estas populações, aumenta o risco de infecções urinárias e de lesões na pele.

Sobre a maior ingestão de bebidas quentes nesta época do ano, Aline Teixeira Bueno Muniz esclarece que não há efeito negativo no sistema urinário. "A ingestão de líquidos, independentemente se quentes ou frios, tem impacto na maior produção de urina pelo sistema urinário, apenas".

Uma das principais orientações para manter a saúde do sistema urinário é ingerir a quantidade adequada de líquidos ao dia (cerca de 1,5 litro) e não demorarmos muito tempo para esvaziarmos a nossa bexiga, assim diminuímos o risco de infecções urinárias e da perda involuntária de urina.



Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart - #PerderUrinaNãoÉNormal
A Associação Brasileira pela Continência B. C. Stuart é uma entidade sem fins lucrativos, cujo maior objetivo é de prestar assistência às pessoas que sofrem de incontinência urinária e/ou fecal.

A ideia de se criar esta associação aqui no Brasil nasceu do sonho de um empresário canadense, Sr. Raymond Laborie. Juntamente com um pequeno grupo de profissionais envolvidos na causa da incontinência, fora então criada a Associação Brasileira pela Continência usando o modelo de outras fundações já existentes no mundo, tais como a "Canadian Continence Foundation" e a norte-americana "Simon Foundation".

Pensando nas dificuldades econômicas, sociais e emocionais que as disfunções miccionais causam às pessoas, que vislumbramos apoiar e orientar pessoas de todo o Brasil a encontrarem ajuda, oferecendo informações sobre os problemas específicos; sobre as possibilidades de tratamentos; encaminhamentos para profissionais que possam ajudar; orientações e indicações de acesso a medicações e produtos necessários ao manejo das disfunções miccionais.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.