RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2015 - Horário 12:53

Fórum de Inovação Permanente lança “Democracia e Redes Sociais” - O programa mais completo sobre a nova política em um mundo altamente conectado
Governo / O que é
O programa Democracia e Redes Sociais é o programa mais completo sobre democracia e a nova política em um mundo altamente conectado analizado sobre o ponto de vista social, ou seja, das relações entre as pessoas.

O programa não tem nenhum cunho político ou partidário, é um profundo diagnóstico histórico sobre as duas invenções da democracia que a humanidade já experimentou (pelos gregos e depois pelos modernos), e a agora levanta a possibilidade da terceira reinvenção da democracia, vivenciada por todos nós.

Para quem é indicado?
- Para inquietos que estão percebendo uma uma nova dinâmica social emergindo
- Jornalistas e políticos que procuram entender a crise política que está em curso não somente no Brasil mas no mundo todo, por um ponto de vista social

Como funciona
Assim que se inscrever, o participante terá acesso a uma plataforma exclusiva de aprendizagem onde encontrará todo o material dos 15 módulos disponíveis.
Cada módulo representa 01 vídeo, 01 texto e 01 desafio.
Todo o conteúdo do material é autoral e exclusivo do programa.
Além disso, teremos uma plataforma interativa para que os participantes, juntamente com os proponentes do programa, possam trocar ideias sobre os temas abordados.

Sobre o Autor
Augusto de Franco é escritor, palestrante e um dos mais originais pensadores políticos contemporâneos. Investiga há vinte anos a formação do capital social, a morfologia e a dinâmica da sociedade-em-rede. É o criador e um dos netweavers da Escola-de-Redes - uma rede de investigação dedicada às redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving. Autor de várias dezenas de livros e textos sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais. Sua obra sobre democracia fundamenta-se em extensa pesquisa história e teórica, aliada a uma leitura original e aplicada ao contexto contemporâneo da sociedade-em-rede.

Tema dos módulos
1- O QUE É DEMOCRACIA
Qual o sentido da primeira invenção da democracia pelos atenienses? Em que medida esse sentido se manteve quando os europeus modernos reinventaram a democracia? A segunda invenção da democracia (pelos modernos) continua adequada na transição atual para uma sociedade-em-rede?

2 - UMA ABORDAGEM SOCIAL DA DEMOCRACIA
Por que e como foi inventada a democracia: há uma explicação propriamente social para a questão? Qual seria uma abordagem da democracia compatível com mundos de alta interatividade (como os que, em certa medida, já estamos vivendo)?

3 - A FENOMENOLOGIA DA INTERAÇÃO EM MUNDOS ALTAMENTE CONECTADOS
O que é sociedade-em-rede e o que são redes sociais? Qual a nova fenomenologia da interação que já está se manifestando na sociedade-em-rede?

4 - O QUE É APRENDER DEMOCRACIA
Por que é necessária uma alfabetização democrática? É possível ensinar democracia? O que é aprender democracia?

5 - POLÍTICA, VERDADE, CIÊNCIA E OPINIÃO
Existe uma verdade política? A política é uma ciência? Quais as diferenças entre episteme, techné e doxa? Os seres humanos são capazes de se autoconduzir a partir de suas livres opiniões?

6 - POLÍTICA, GUERRA E PAZ
A política é uma continuação da guerra por outros meios? A política democrática é uma "arte da guerra" ou uma "arte da paz"? A democracia é uma questão de "modo" ou uma questão de "lado"?

7 - LIBERDADE E IGUALDADE
O sentido da política democrática é a liberdade ou a igualdade? "Não adianta ter democracia se o povo passa fome": essa afirmação é democrática ou antidemocrática?

8 - DEMOCRACIA COMO REGIME DA MAIORIA OU DAS MÚLTIPLAS MINORIAS
A democracia é o regime da maioria? Quem tem maioria sempre tem legitimidade? Opinião pública é a soma das opiniões privadas da maioria da população?

9 - FALHAS GENÉTICAS DA DEMOCRACIA
A democracia tem proteção eficaz contra o discurso inverídico? A democracia tem proteção eficaz contra o uso da democracia contra a democracia? Quais os problemas da democracia representativa ser confundida pelos seus atores (para todos os efeitos práticos) com sistema eleitoral? A democracia representativa, ao virar um modo político de administração de uma estrutura desenhada para a guerra (o Estado-nação) adotou uma dinâmica adversarial (dita competitiva): em que medida isso dificulta a constituição de um sentido público?

10 - PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
A democracia representativa tem regras? Quais são essas regras e em que princípios elas se baseiam?

11 - A POLÍTICA COMO UTOPIA DA DEMOCRACIA
É possível democratizar a sociedade sem democratizar a política? A democracia é uma utopia da política (ou é o contrário)?

12 - A DEMOCRATIZAÇÃO OU RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA
É possível democratizar a democracia? Os problemas da democracia representativa podem ser solucionados nos marcos da própria democracia representativa? Esses problemas podem ser solucionados com a abolição da democracia representativa? É possível reinventar a democracia? É desejável fazer isso?

13 - NOVAS CARACTERÍSTICAS DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE EM REDE
Quais as principais características que novas experiências de democracia deveriam ter para ser mais compatíveis com a sociedade-em-rede? Democracia distribuída ou descentralizada? Democracia interativa ou participativa (e adesiva)? Democracia direta ou indireta? Democracia com ou sem revocabilidade? Democracia com lógica da abundância ou da escassez? Democracia de multidões ou comunidades (ou ambos)? Democracia cooperativa ou competitiva? Democracias globais, locais ou glocais? Uma nova fórmula ou muitas fórmulas de democracia? Democracia em países (Estado-nações) ou ilhas democráticas na rede?

14 - LEITURAS FUNDAMENTAIS SOBRE DEMOCRACIA
A primeira invenção da democracia: o que ler? A segunda invenção da democracia: o que ler?

15 - A TERCEIRA INVENÇÃO DA DEMOCRACIA
As novas democracias na sociedade-em-rede: o que inventar? A democracia como modo-de-vida: como ensaiar uma nova política não apenas no Estado, mas na sociedade? O processo de democratização na base da sociedade e no cotidiano do cidadão: em que medida é possível democratizar a família, a escola e a universidade, as igrejas, as organizações da sociedade civil e as empresas? A transição da sociedade hierárquica para uma sociedade em rede: é possível substituir as instituições sociais atuais por outras entidades mais democráticas? Como usar a democracia para desprogramar seis milênios de cultura autocrática?


Quando começa
O programa terá início no dia 11 de Novembro de 2015 e os participantes terão acesso ao material durante 01 ano.

Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas através do site: www.democracia.org.br
As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de Novembro de 2015

Website: http://www.democracia.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.