QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2017 - Horário 15:29
Empresas se unem para promover ações de responsabilidade social
Negócio / Em meio à correria do dia a dia é comum deixar de reparar no outro. Seja nas grandes metrópoles ou nas cidades interioranas, há muito o que ser feito quando o assunto é igualdade social. É por isso que, seja qual for o tamanho da boa ação, o impacto na sociedade é sempre positivo.
Há mais de trinta anos no mercado de consórcio, seguro e turismo, a Bancorbrás acredita que a solidariedade pode tornar o mundo um lugar melhor. Por meio de campanhas, ações pontuais e grupos de voluntários, a empresa conseguiu impactar, somente no ano passado, 3.400 pessoas no Brasil e beneficiar 53 instituições sociais.
Uma das principais campanhas trabalhadas pelo Instituto Bancorbrás é a Campanha do Agasalho. Realizada há sete anos, a ação contribuiu para um inverno menos frio de 2.600 pessoas em 2016. E neste ano, o projeto já tem data para começar: 2 de maio. Durante um mês, será possível doar casacos, cobertores e roupas em geral nos postos de coleta nas Lojas Bancorbrás e Laboratórios Sabin participantes (lista disponíveis nos sites www.institutobancorbras.org.br e www.instotutosabin.org.br) e ajudar quem mais precisa. Todos os donativos arrecadados serão distribuídos para lares e abrigos de Brasília.
Além de ajudar o próximo, a Campanha do Agasalho envolve os funcionários da empresa em uma corrente voluntária, como é o caso da Fernanda Rodrigues. "Foi uma honra ter participado do encontro, pois tive a oportunidade de aprender como levar um pouco de alegria para essas crianças tão especiais. Me fez refletir e ver que são os pequenos gestos que levam a alegria, a vontade de viver, a esperança e que transformam dores em sorrisos. Isso é algo muito gratificante", explica.
Caminhando juntos
Tão importante quanto realizar projetos sociais, é encontrar empresas parceiras que queiram caminhar junto. Em 2017, mais uma vez, o Instituto Bancorbrás e o Instituto Sabin serão parceiros na Campanha do Agasalho – estão juntos desde 2012. A expectativa é que as arrecadações aumentem com a união de forças. "Ano passado arrecadamos 2,5 toneladas de casacos e cobertores durante um mês. Esse ano esperamos aumentar esse número e beneficiar mais pessoas", conta Elimário Araújo Santos, Diretor do Instituto Bancorbrás.
O Laboratório Sabin, por meio do Instituto Sabin, realiza há 12 anos trabalhos de cunho social nas cinco regiões do país. Somente no ano passado, foram mais de 140 eventos realizados e apoiados pelo Instituto e mais de 100 mil pessoas impactadas diretamente. "Para nós, a parceria com o Instituto Bancorbrás é muito importante e reforça uma tendência atual de que Institutos atuem de forma mais próxima. Assim, conseguimos ampliar o impacto social da Campanha, otimizando esforços e tempo", afirma o gerente executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni.