RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2017 - Horário 15:07

Inclusão Eficiente e Faculdade Santa Rita lançam primeira pós-graduação brasileira sobre Terapia Ocupacional em educação inclusiva
Empreendedores / A Inclusão Eficiente, Consultoria especializada em Reabilitação e Inclusão de Crianças com Deficiências e Déficits diversos, lançou, em parceria com a Faculdade Santa Rita, de Chapecó, a primeira Pós-Graduação brasileira de Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva. As matrículas estão abertas e as aulas começam em maio.

Para Régis Nepomuceno, sócio da empresa, coordenador e um dos idealizadores do curso, a proposta é, além de formar especialistas, atender a uma demanda crescente para que a escola compreenda as individualidades do aluno e pense em currículos funcionais, com possibilidade de participação para todos. "No Brasil, ainda são raras as escolas que contam com consultorias de Terapeutas Ocupacionais. E mesmo assim, quando vão à escola, muitas vezes visitam como profissionais de reabilitação, sem foco em educação e aprendizagem. Já nos Estados Unidos a participação do Terapeuta Ocupacional na vida escolar do aluno com deficiência é muito valorizada, refletindo sobre recursos e estratégias necessárias para possibilitar a participação de todos", justifica.

No Brasil, embora o processo de inclusão já caminhe há alguns anos, ainda vemos muitos alunos na escola sem participação ou planejamento de suas demandas e esse é o foco do profissional de terapia ocupacional, pensar em autonomia e funcionalidade, mas não tem como pensar nisso no contexto educacional sem entender as demandas individuais dos alunos, explica o Terapeuta Ocupacional.

Dados do Censo da Educação Básica (MEC/Inep), mostram que, de 2009 a 2014, as matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na Educação Básica aumentaram 38,6%, passando de 639.718 para 886.815. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho de 2014, o Brasil deve universalizar até 2024 o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, ampliando a demanda por profissionais especializados.

Embora a Terapia Ocupacional esteja comemorando seu centenário de existência em 2017, no Brasil ela ainda é pouco reconhecida. "Para muitos, ainda somos os profissionais de reabilitação visitando a escola, mas essa visão é parte de um desconhecimento da atuação do Terapeuta Ocupacional e só mudaremos isso, mudando também de postura, mostrando que atuamos em educação, em saúde e no social", explica.

"O lançamento desse curso é um sonho antigo, fruto da nossa paixão pela Terapia Ocupacional, mas principalmente daquilo que acreditamos como empresa: a autonomia, o direito de todos à participação social, e isso não conseguiremos sem uma escola inclusiva, sem terapeutas ocupacionais pensando em autonomia, funcionalidade e adaptações também no contexto escolar", defende.

A coordenação do curso é dividida por Régis Nepomuceno e Giulia Gallo, Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação Especial pela UFSCAR e consultora de Inclusão pela Inclusão Eficiente. Giulia defende que a legislação já vem valorizando a participação e a autonomia, mas para que isso se efetive como práticas educacionais é preciso formar especialistas e as escolas estão buscando esses profissionais. "Em todos os Estados, nossos cursos na área de educação inclusiva, em especial de adaptações curriculares, tem enorme demanda, o que prova que os profissionais estão atentos às mudanças, mas ainda é preciso valorizar o papel do Terapeuta Ocupacional nesse processo", justifica.

Giulia detalha que os professores foram escolhidos cuidadosamente: "Nosso corpo docente é formado por grandes especialistas da área, com vivência em pesquisa e prática, todos muito animados com o projeto, que envolve ainda a publicação de um livro ao final do curso", afirma a coordenadora.

"Acompanhamos dia a dia, tanto nos estudos, quanto na nossa atuação de Terapeuta Ocupacional em assessoria e consultoria às escolas o quão grande é a demanda de Inclusão e como as necessidades se encaixam com o saber da nossa profissão. Para fortalecer a área de atuação, criar novos estudos, e por que não, novas teorias baseadas em evidências é que criamos o curso", justifica Giulia.

As aulas ocorrem um fim de semana por mês, em Curitiba - PR. "Buscamos uma capital de fácil acesso para reunir especialistas de toda região Sul e concentramos as aulas num fim de semana para facilitar para quem vem de longe", explica.
As inscrições estão abertas pelo site e as aulas começam em maio.
Website: http://posemeducacaoinclusiva.com.br/
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