RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2017 - Horário 13:39

Conheça o Wonderclub, clube de assinatura que promete revolucionar a literatura lésbica no Brasil
Literatura / A literatura LGBT no Brasil vem ganhando seu espaço aos poucos, assim como a visibilidade de ONG"s e militantes a favor dos direitos dessa comunidade. O termo literatura LGBT abrange a produção literária cujos personagens, principalmente os protagonistas, temas ou narrativas associadas estão relacionados aos problemas e conflitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, tais como a sexualidade, o assumir-se, o relacionar-se, entre outros.

O escritor, incluindo o especializado em literatura LGBT, normalmente depende de editoras que aprovem o seu trabalho para ter sua obra publicada e ser remunerado pelo seu trabalho. Fugir da heteronormativa literária é um grande desafio a ser enfrentado, já que no Brasil há inúmeras editoras, porém poucas voltadas para o segmento LGBT. Entre estas, podem-se citar a Metanoia, a Palavras e Letras, a Vira Letra e a Hoo Editora.

Alice Reis é um exemplo de escritora especializada em literatura lésbica que enfrenta esse desafio. Ela retomou seu trabalho há menos de um ano e encontrou dificuldade de remunerar seu trabalho. "Eu havia parado de escrever para me dedicar aos estudos e ao trabalho, agora quero me dedicar profissionalmente à escrita, mas é difícil", diz. Para isso, Alice Reis fundou seu site O Amor de Alice onde disponibiliza seu trabalho no formato de e-books, além de disponibilizar seu material também na Amazon.

A Amazon e o seu serviço de assinatura, o Kindle Unlimited, possibilitou uma maior liberdade para que os escritores independentes possam divulgar e comercializar seus e-books. Sabe-se o quanto o mundo está mudando quando se fala em leitura online e e-books. Dessa forma, a Amazon se mostrou uma grande alternativa para que os escritores não dependam apenas das editoras, incentivando a produção literária, inclusive a literatura LGBT.

Estima-se que a população LGBT esteja com mais de 18 milhões de pessoas no Brasil. Há, também, uma estimativa de potencial financeiro do segmento em R$ 418,9 bilhões, ou 10% do PIB nacional (Produto Interno Bruto, total de bens e serviços produzidos no país), segundo a Out Leadership, associação internacional de empresas que desenvolve iniciativas para o público gay.

Tendo como foco parte dessa população e inspirando-se no modelo da Amazon, nasce o Wonderclub, o clube de assinatura de literatura lésbica. O acervo do site conta com exclusivos trabalhos literários de escritoras especializadas na temática lésbica que levantam a questão de gênero e os problemas enfrentados pelas lésbicas na sociedade, através de seus romances, contos e poesias. As assinaturas possibilitam a remuneração das escritoras e garantem que as leitoras tenham sempre conteúdo novo e exclusivo.

E apesar de muito recente, fundado em 8 de Março de 2017, o Wonderclub já colheu alguns feedbacks positivos. A leitora Mariana M. B. disse "alguns pontos que mais me chamam atenção são a valorização dada também para versão mobile, os informativos por e-mail sobre as atualizações das histórias e a fonte / espaçamento das letras que tornam? a leitura ainda mais prazerosa".

Diana Rocco, uma das escritoras, comenta que percebeu um aumento na visibilidade de seu nome e aumento nas vendas pela Amazon após o lançamento do Wonderclub. "Isso tudo se deve ao profissionalismo e seriedade do projeto, tudo o que se vê do Wonderclub é muito profissional e por isso o público nos recepciona da melhor forma possível".

Conheça o Wonderclub e aproveite 7 dias grátis para um teste.
Website: https://wonderclub.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.