RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2017 - Horário 13:35

Unigranrio/Barra anuncia lançamento da ‘Nova Pós Unigranrio’ lato sensu com diferencias únicos.
Tecnologia / A conferência de inauguração, "Desafios na gestão hospitalar", será proferida pelo diretor do Serviço de Práticas Assistenciais do Grupo Amil, Paulo César de Souza. Entrada franca. A Unigranrio/Barra funciona na A. Ayrton Senna, 3.383 (ao lado da Etna).

No dia 4 de abril, às 19h30m, segundo dia da programação de lançamento, o público terá a palestra "Gerenciando seu futuro: desafios e oportunidades", que será proferida por Francisco Alvarez, professor da Propex/Unigranrio e professor da USP, além de autor renomado de livros e artigos científicos na área de Administração. A vertiginosa expansão demográfica da Barra da Tijuca, nos últimos anos, leva esse bairro ao índice recorde de crescimento populacional na cidade do Rio de Janeiro. Os Jogos Panamericanos de 2017 foram a alavanca inicial, mas os Jogos Olímpicos deixaram um legado excepcional, como a chegada do Metrô, BRT, novos hotéis, ampliação das vias públicas e viadutos, assim como uma janela para novos saberes na área de pós-graduação. O momento também é propício com a chegada dos novos cursos de graduação, como Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia.

Um dos espaços da biblioteca no campus Barra
Propex lança 43 opções de cursos na Barra da Tijuca, em diferentes campos do conhecimento, onde em alguns deles é possível fazer pós-graduação em seis meses e MBA em 12 meses.

As instalações da ´Nova Pós Unigranrio´ compreendem moderna infraestrutura, com anfiteatro, salas de aula e de estudos, biblioteca, laboratórios, auditório e ampla secretaria. Os cerca de 43 cursos que já funcionam na Propex de Duque de Caxias já estão disponibilizados para todos os interessados da Zona Oeste, com ênfase aos cursos relacionados à saúde, mas o cardápio educacional contempla especializações como logística, gestão e outros mais, onde é possível fazer pós-graduação em seis meses e MBA em 12 meses. A Unigranrio foi uma das pioneiras nesse novo e revolucionário modelo de ensino. Faça uma pesquisa e conheça essa nova tendência em especialização de curta duração. http://pos.unigranrio.br/.

Unigranrio/Barra: polo de referência em saúde.
O campus Barra já dispõe de clínicas de odontologia, estética e de medicina, além da Clínica da Família, numa parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. Nesse ambiente multiprofissional destaca-se também a Policlínica Duque de Caxias (PDC), com exames e diagnósticos como tomografia computadorizada, mamografia, radiologia digital, densitometria óssea e ultrassom, além de consultórios médicos e odontológicos. Há, ainda, área de reabilitação para pacientes que se recuperam de cirurgias cardíacas ou neurológicas.

Na entrevista que fizemos com a professora e pró-reitora de Pós-Graduação e Extensão (Propex), Nara Pires, ficou claro que a chegada dos novos cursos irão valorizar as competências específicas e, sobremaneira, o currículo dos profissionais envolvidos, porque os cursos de curta duração impulsionam a carreira de cada um e facilita a adaptação a um novo cargo dentro das empresas, podendo, ainda, implicar mudança de área de atuação. Pós-graduação pode representar aumento de salário, mas isso não é tudo. Há uma espécie de mudança sutil na vida de cada um, sempre, onde produtividade e empreendedorismo são palavras-chave para quem deseja ir além da sala de aula.

Recepção da Policlínica Duque de Caxias (PDC)/Barra da Tijuca.
Leia agora a entrevista com a professora Nara Pires e deixe seu comentário ao final dessa reportagem.

Unigranrio/Notícias – No mercado corporativo o conhecimento sempre esteve à frente de tudo, mas a velocidade pela busca de profissionais bem-sucedidos exige um novo modelo de ensino na área de pós-graduação?
Nara Pires – "As palavras-chave são inovação e velocidade. O conhecimento tem que ser renovado em ciclos cada vez mais curtos, pois a inovação, principalmente tecnológica, faz com que verdades sejam contestadas e novos conhecimentos sejam desenvolvidos todos os dias. E o maior desafio é preparar o profissional para esse novo ambiente, de forma cada vez mais rápida".
Unigranrio/Notícias – O diferencial dos cursos de curta duração, com um modelo inovador, proporciona ao aluno conhecimentos baseados nas reais necessidades do mercado de trabalho. Esse ajuste de disciplinas para cursos de pós-graduação em seis meses, ou MBA em 12 meses, é uma nova tendência?
Nara Pires – "Mais do que falar em tendência, é necessário falar em "necessidade", e esses cursos atendem exatamente à demanda atual de mercado. Não se trata de aprender "pouco em pouco tempo", mas, sim, de aprender "muito em pouco tempo". Os cursos de curta duração continuam tendo seu papel de ensinar questões pontuais e temas específicos, mas o desafio que se impõe é fazer com que o aluno adquira, também, o conhecimento amplo e estruturado, em um tempo mais curto".
Unigranrio/Notícias – Atualmente, os profissionais que acabam de concluir sua graduação sabem da importância de agregar mais valor à carreira deles?
Nara Pires – "O mercado se incumbe de mostrar a esses profissionais, em início de carreira, a importância em manterem-se, ao menos, atualizados – para não se dizer da necessidade de serem os pioneiros em muitas áreas. Cada vez mais as empresas demandam profissionais preparados, que tragam novas ideias e novos conceitos, para que possam se manter à frente do mercado".
Unigranrio/Notícias – Como as empresas estão avaliando este novo tipo de ensino proposto pela Unigranrio?
Nara Pires – "A avaliação é bastante positiva, pois, como mencionado anteriormente, parte das empresas essa necessidade de velocidade na formação e na capacidade de resposta às inovações de mercado. Estas necessitam de profissionais habilitados de forma contínua e rápida".
Unigranrio/Notícias – As possibilidades de um bom cargo em uma empresa ou a promoção em uma determinada função aumentam após a conclusão de um dos cursos oferecidos pela Unigranrio?
Nara Pires "Com certeza, esse é um dos benefícios do aluno da Nova Pós da Unigranrio, porque ele naturalmente se candidata à assumir novas funções e responsabilidades, rapidamente, em sua própria empresa ou naquelas que estão no mercado, ávidas por profissionais bem formados e dinâmicos."
Agora, ensino e prática estão mais próximos do real conhecimento. A capacidade do ser humano na resolução de problemas depende de criatividade, educação contínua e agilidade".
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.