RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2017 - Horário 13:48

Deputado JHC propõe políticas especializadas em presídios
Governo / Diante do agravamento da crise do sistema penitenciário brasileiro, o deputado federal João Henrique Caldas, o deputado JHC (PSB-AL) ingressou com um requerimento para priorizar a votação de uma proposta de Emenda Constitucional criando as policiais penitenciárias, no âmbito federal e estadual.

"É importante criarmos essa polícia para pacificar, fiscalizar as unidades penais, mas principalmente para proteger a sociedade como um todo. Na discussão da proposta precisamos avançar no sentido de montar essa polícia a partir de um planejamento. É uma questão de racionalidade, colocar o policial onde a sociedade mais precisa dele", defendeu o deputado JHC.

Pela proposta, considerada urgente pelo deputado JHC, caberia às polícias penitenciárias supervisionar e coordenar as atividades ligadas, direta ou indiretamente, à segurança interna e externa dos estabelecimentos penais, além de promover, elaborar e executar atividades policiais de caráter preventivo, de investigação e ostensivo, que visem a garantir a segurança e do Sistema Penitenciário.

Ainda de acordo com a PEC que o deputado JHC quer agilizar a tramitação, caberia às polícias diligenciar e executar, junto com os demais órgãos da Segurança Pública estadual e/ou federal, atividades policiais que visem à efetiva recaptura de presos foragidos das unidades penais e promover, elaborar e executar atividades policiais de caráter preventivo, de investigação e ostensivo que visem a coibir o narcotráfico direcionado à unidades prisionais.

O Brasil tem uma relação de policiais por habitantes longe do desejável, mas, segundo o deputado JHC, há um desequilíbrio acentuado entre regiões e estados brasileiros. Na América Latina, o Brasil é o décimo-primeiro colocado do ranking com 178 policiais para 100 mil habitantes.

Paralelamente à escassez de policiais, o Brasil está na quarta colocação em população carcerária do planeta. São 622 mil detentos com um crescimento exponencial. O Brasil só perde para Estados Unidos (2,2 milhões de presos), China (1,6 milhão) e Rússia (644 mil detentos).

"Estamos com uma bomba relógio no colo. Em poucos anos o Brasil poderá apresentar a maior população carcerária do planeta. Apenas construir presídio não é solução. É preciso atacar o problema na origem social. Essa polícia também é defensável porque sua atuação rotineira pode acabar com o poder paralelo nos presídios, hoje dominados por facções criminosas", argumenta o deputado JHC.

Leia mais:

http://maringa.odiario.com/economia/2017/03/deputado-jhc-defende-dez-medidas-do-ministerio-publico/2345750/

https://noticias.terra.com.br/dino/deputado-jhc-defende-dez-medidas-do-ministerio-publico,1f3fa887323e090b8e4959006ae3e9cc4igyx0h2.html

http://www.correiodosmunicipios-al.com.br/2017/02/deputado-alagoano-jhc-e-eleito-como-3o-secretario-da-camara-federal/

https://noticias.terra.com.br/dino/em-harvard-deputado-jhc-pede-mais-investimentos-para-primeira-infancia,95eab59a4d320dc327ab9bdedb084803ndprvz0n.html

https://noticias.terra.com.br/dino/deputado-jhc-quer-reconhecer-profissao-de-blogueiro-e-vlogueiro,0bd20a4c6b2f81cc67e1c60ccd3d8d65qllumgvb.html

http://aquiacontece.com.br/index.php/noticia/rafael-medeiros/14/02/2017/deputado-jhc-representa-o-brasil-em-visita-ao-parlamento-europeu/117791
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.