RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2017 - Horário 11:56

Governos e políticas africanas são analisados em curso
Arte e Entretenimento / A análise da África e da sua política interna envolve, invariavelmente, o estudo da governança das ideologias coloniais e pós-coloniais, a monopolização do poder político e econômico, a resistência popular ao poder, e as convergências e fraturas no sistema internacional. Esse contexto pode ser visto no curso de extensão Políticas Africanas, que iniciará no dia 4 de abril de 2017, na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política). "Estudamos nas aulas, do ponto de vista teórico e empírico, o governo e a política na África, com foco nos estados da África subsaariana", explica o Prof. Dr. Mathias Alencastro, docente do curso.

Durante os encontros, que ocorrerão nas terças-feiras, os alunos adquirirão conhecimentos que os tornarão capazes de considerar as teorias da análise da política africana, de desagregar os elementos de governança e política dos estados africanos debaixo do Saara, de debater as semelhanças e diferenças da política dos países estudados, além de considerar abordagens normativas da política africana e contemplar alternativas para o futuro.

Alencastro explica que as formações políticas rurais e urbanas também são apresentadas em sala, inclusive em suas expressões na literatura, cultura, religião, crime e tecnologia. "Um dos nossos objetivos é que o aluno seja capaz de estabelecer uma ligação entre a política africana e desenvolvimentos a nível continental, no contexto de pressões internacionais e da economia política global".

As aulas são voltadas a pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão: Políticas Africanas
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 4 de abril a 23 de maio de 2017
Horário: Terça, das 19h às 22h30
Carga Horária: 32 horas
Docentes: Prof. Dr. Mathias Alencastro

Sobre Mathias Alencastro
Pesquisador associado do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, Portugal. Pesquisador especialista em economia política brasileira, relações Brasil-África, e na política dos recursos naturais na África de língua portuguesa. Doutor em ciência política pela Universidade de Oxford e mestre em história pela Universidade Sorbonne-Paris IV. Fluente em Português, Inglês e Francês. (Texto retirado da plataforma Lattes em 27/03/2017).

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 83 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.


Agência FESPSP

Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br


Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.