RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2017 - Horário 17:47

Cidade que mais cresce no DF, Ceilândia completa 46 anos
Educação / Maior região administrativa do Distrito Federal, com mais de 600 mil habitantes, Ceilândia completa 46 anos no dia 27 de março. É a cidade que mais cresceu social e economicamente no DF, tendo também o que comemorar no âmbito da educação. De acordo com pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), a escolaridade dos moradores aumentou nos últimos anos, aumentando o número de pessoas com nível superior completo. Apenas o Centro Universitário IESB já colocou mais de 8 mil pessoas no mercado de trabalho, desde que se instalou na região, em 2010, com o Campus Liliane Barbosa. Atualmente com mais de 6 mil alunos e 12 cursos superiores, a instituição faz a diferença ao oferecer aos moradores uma oportunidade de acesso à educação superior com formação de excelência, melhorando a qualidade de vida da população. "Queremos formar um profissional competente e pessoas que sejam cidadãs e queiram melhorar a comunidade e o mundo", afirma a reitora do IESB, Eda Coutinho.

Essa realidade é comprovada pela aluna Ana Beatriz Fragallo de Souza, do curso de Serviço Social da instituição e moradora de Ceilândia. Em sua pesquisa de trabalho de conclusão de curso, ela observou que ter uma graduação acadêmica superior significa melhorar a condição financeira, se sentir integrado socialmente, ser mais respeitado em seu círculo de amizades e no trabalho, além de aumentar a autoestima e desenvolver uma visão ampla, real e crítica da sociedade. "Através do ensino é possível se encontrar enquanto profissional, cidadão, membro de uma instituição e, acima de tudo, membro de uma sociedade civil ativa, que necessita de pessoas que tenham uma autoestima elevada, além do conhecimento para poder estar no mercado de trabalho. Minha pesquisa mostrou que 87% dos alunos acreditam que as melhorias só aconteceram por que eles se formaram", afirmou Ana Beatriz.

69,7% dos alunos ingressantes no ensino superior privado são provenientes do ensino médio público. De acordo com o último Censo de Educação Superior no Brasil, realizado em 2012 pelo INEP, o Distrito Federal possui 57 IES privadas e apenas três públicas, totalizando 191.077 alunos matriculados em cursos superiores. Destes, 160.347 estudam em instituições particulares, um número cinco vezes maior que nas públicas. "O acesso à educação transforma a vida de uma pessoa. Ao ter uma melhor instrução, seja ela qual for, o indivíduo passa a ter mais oportunidades no mercado de trabalho; incrementa suas relações interpessoais, inclusive familiares; eleva seu status social e amplia seus conhecimentos", assegura a professora Juliana Medeiros Paiva, coordenadora do curso de Serviço Social do IESB e orientadora da pesquisa de Ana Beatriz.

Além de fomentar o acesso à educação superior, os docentes e discentes do Centro Universitário IESB também contribuem colocando em prática a teoria aprendida em sala de aula, oferecendo à comunidade local apoio jurídico, como o que fazer em caso de violência à mulher, racismo e desigualdade social, assistência jurídica ao adolescente e atendimento às crianças em estado de vulnerabilidade; atendimento psicológico, com orientações para adolescentes grávidas e população LGBT; orientações sobre nutrição de qualidade, saúde, entre outros serviços.

A iniciativa deu tão certo que, em 2017, os acolhimentos acontecem de forma integrada, sempre às quintas-feiras (das 9h às 12h; 14h às 17h; e das 18h às 21h), unindo o Núcleo de Práticas Jurídicas do IESB com os cursos de Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Pedagogia, entre outros. São mais de 200 pessoas atendidas pelo IESB por semana. "Este atendimento integral é muito amplo e facilita para que a comunidade tenha acesso a serviços importantes de uma maneira mais eficaz, colaborando de forma positiva para o desenvolvimento e bem-estar de toda população", destaca Mirela Berendt Pinto da Luz, Superintendente do Campus Liliane Barbosa - IESB Oeste.

Website: http://www.iesb.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.