RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2017 - Horário 10:14

Especialista em marketing político digital lança e-book com case de campanha para prefeitura do Rio de Janeiro
Negócio / Escrito por Marcelo Vitorino, especialista em marketing digital que assumiu a campanha no segundo turno do prefeito eleito no Rio de Janeiro Marcello Crivella, o e-book "Do digital para as ruas" está disponível para download gratuito.

Segundo Vitorino, o objetivo do material é compartilhar com profissionais da área e interessados no tema como como a campanha digital de Crivella conseguiu dialogar com o eleitor médio, gerenciar crises de imagem e mobilizar os militantes para ações dentro e fora da rede virtual.

"O trabalho desenvolvido no segundo turno foi relatado no e-book "Do digital para as ruas", descrevendo o universo que acompanhou uma das campanhas mais fervilhantes do Brasil. A internet teve papel preponderante ao servir como ferramenta de comunicação e mobilização. Foi graças à atuação digital que o maior evento da campanha foi realizado, na Cinelândia; as crises de imagem foram debeladas e os militantes foram orientados e acionados", conta Vitorino.

Como baixar o e-book?

O material está disponível gratuitamente para download pelo site: http://ebook.vitorinoemendonca.com.br/

Qual o conteúdo do e-book?

No e-book, o leitor vai conhecer com detalhes as estratégias e ações usadas no segundo turno da campanha de Crivella, que levaram um candidato de segmento a vencer uma eleição para cargo executivo.

O conteúdo é dividido em três partes:

A CAMPANHA

Na primeira parte são abordados o contexto da campanha, a formação da equipe e o engajamento de militantes, as mudanças no conteúdo, o uso da internet além das redes sociais, a gestão de crise e o efeito transmídia, nos capítulos:

A formação da equipe e o engajamento de militantes
A mudança no conteúdo e o efeito multiplicador no alcance e nos acessos
Campanha digital não é só Facebook
A crise de cada dia
O caminho do virtual para o real

OS APRENDIZADOS

A segunda parte reúne aprendizados e também as projeções para as próximas campanhas brasileiras.

OS DESTAQUES

Aprofundamento de três situações: a realização de um grande evento de rua, a produção de um videoclipe e a gestão de crise perante um fato midiático às vésperas da eleição.


Sobre o autor

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Tem em seu currículo a atuação em ambiente político e eleitoral, com participações em campanhas em todas as regiões do Brasil, como as de Gilberto Kassab, José Serra, Marcelo Crivella, Raimundo Colombo, Camilo Santana e Confúcio Moura, além de outros nomes da política brasileira.
Possui um discurso bem diferente sobre o uso de internet, mais pragmático, quando comparado aos demais profissionais da área por aliar ao digital à experiência de campo, tendo sido militante partidário, gestor de mobilização e comunicação com segmentos em campanhas tradicionais.
É também professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo, onde leciona sobre marketing político e marketing digital. No IESB em Brasília, leciona em turmas de pós-graduação na cadeira de marketing político digital.
Website: http://ebook.vitorinoemendonca.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.