RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2017 - Horário 18:13

Estilos de comunicação: se conhecer é importante para se adaptar
Indústrias / O conceito de um bom comunicador nunca foi centrado apenas em quem fala demasiadamente. Até porque a comunicação não depende somente de quem fala. A boa comunicação para existir tem que ter compreensão entre todas as partes envolvidas na mesma conversa, seja dentro ou fora do ambiente corporativo.

Com base nesse entendimento universal, a coach e consultora em comunicação Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora-fundadora da Univoz, explica que saber se comunicar de modo assertivo ajuda a todos nas mais diversas situações. Uma, porém, chama a atenção da especialista: o dia a dia no mercado de trabalho.

À frente da empresa que se dedica a realizar cursos e palestras relacionados à comunicação, Ana Elisa observa que a comunicação sem eficácia é ponto que rende problemas, independentemente do ramo de atuação da empresa ou o cargo que a pessoa exerça. A consultora conta que já acompanhou casos em que pessoas abandonaram determinados empregos por simplesmente relatarem que a comunicação com o chefe ou entre membros da equipe era insustentável.

"As empresas perdem muito com líderes que apresentam problemas de comunicação", diz Ana Elisa. A diretora da Univoz salienta que um líder precisa saber se comunicar com todos da equipe da qual é responsável. Para isso, antes de sair falando, o gestor deve exercer o trabalho da empatia, reconhecendo que cada pessoa lida melhor com determinado estilo de comunicação e buscando se adaptar ao que o colaborador precisa. Do outro lado, colaboradores também devem avaliar suas lideranças e levar informações da forma como gostariam de recebe-las. Isso faz a comunicação fluir.

Estilos de comunicação?
Sim, existem estilos (plural) de comunicação. A coach destaca que há várias formas de avaliar os estilos e uma delas , divide em quatro modelos centrais: o reflexivo, o racional, o pragmático e o afetivo. "Temos a tendência de nos comunicarmos mais dentro de um dos estilos e também podemos identificar os sinais do estilo preferido pelo outro. Assim, nos comunicaremos melhor."

Pensando em termos de gestão, um bom líder, por exemplo, precisa entender como cada funcionário seu recebe melhor os feedbacks, se numa conversa mais direta ou mais acolhedora, por exemplo. Ana Elisa informa que o contrário também precisa ocorrer para a comunicação acontecer sem problemas: o colaborador buscar compreender o líder. "Se sei que meu chefe gosta de dados precisos para tomada de decisão, preciso ir conversar com ele tendo uma bela base analítica", reforça a especialista, apontando para a necessidade de observarmos o estilo de comunicador.

Como melhorar a comunicação no trabalho?
Para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, seja você alguém com cargo de liderança ou não, o ponto inicial é se conhecer. Existem várias formas para ajudar nesse caminho. "O trabalho de coach vai mostrar o ponto forte e colocar metas para melhorar o que lhe falta", argumenta Ana Elisa. É importante também entender como as outras pessoas te avaliam, que imagem você passa enquanto fala e se há sintonia com a imagem que você gostaria ou precisa passar. "Existem muitos exercícios e atividades para potencializar todos os pontos e te fazer um bom comunicador", complementa a diretora da Univoz.

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