RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2017 - Horário 17:55

Conscientização é um dos primeiros passos para perder peso de forma saudável
Ciência & Saúde / Perder peso não está relacionado somente aos números na balança, as pessoas que buscam dietas e novos hábitos alimentares devem ter a consciência da importância de manter permanentemente uma rotina saudável, evitando o conhecido efeito sanfona, algo muito comum em mulheres e homens de diferentes idades que optam por dietas da moda ou extremamente restritivas, como as da sopa, detox e mais recentemente, o jejum intermitente que virou febre entre as celebridades.

As dietas extremas e de curta duração realmente diminuem os números da balança, mas o efeito a longo prazo é praticamente nulo, uma vez que as pessoas recuperam o peso perdido ou até mesmo uma quantidade maior do que a inicial. A nutricionista funcional e coach de emagrecimento e qualidade de vida, Yasmim Amorim, explica que muitas pessoas apresentam compulsão alimentar, principalmente quando ficam um longo período sem ingerir nutrientes necessários. "Dietas que proíbem a ingestão de determinados grupos de alimentos promovem uma perda de peso rápido, mas são extremamente difíceis de serem seguidas por muito tempo. As dietas detox e o jejum intermitente, por exemplo, são indicadas para algumas pessoas, principalmente para quem já possui uma rotina de exercícios. Quando o indivíduo começa a fazer essas dietas sem acompanhamento pode trazer efeitos contrários e que irão sabotar todo o processo."

Para auxiliar e conscientizar as pessoas sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada e correta, a especialista abriu vagas para a segunda turma do Grupo de Emagrecimento Funcional (GEF) que terá início no dia 12 de abril, às 19h, em Curitiba. "Depois do sucesso da primeira edição, a nova turma terá como meta perder entre 4 e 10 kg em cinco meses, com o apoio nutricional e psicológico. Também serão realizadas aulas de treinamento funcional e de gastronomia funcional, onde será demonstrada a forma de preparação de alimentos simples, como granola e sucos naturais, além outras receitas práticas para aplicar no dia a dia", expõe Yasmim.

Identificando pensamentos e emoções para emagrecer
A compulsão alimentar é um dos principais problemas encontrados em pessoas que não conseguem manter uma dieta. Por essa razão, é fundamental trabalhar o interior de cada indivíduo. Segundo a psicóloga Joliane Prado, que participará de alguns encontros do GEF, o primeiro passo para realmente começar um processo de emagrecimento é identificar os pensamentos e emoções, ambos relacionados ao comportamento alimentar. "Emagrecer é um processo com resultados satisfatórios de médio a longo prazo e que requer tempo e energia. Com a modernidade e as exigências do dia a dia, as pessoas buscam o imediatismo e isto se contrapõe ao processo de emagrecimento."

Durante os cinco meses do GEF serão realizadas atividades para promover o autoconhecimento do comportamento alimentar e das emoções associadas, desenvolvendo habilidades para trabalhar com as emoções de maneira mais produtiva e atividades para auxiliar na construção da autoestima. "Todos podem comer de tudo, basta moderação. Os participantes não farão uma dieta, mas participarão de uma reeducação alimentar que deverá fazer parte da vida. Manter o peso alcançado talvez seja mais difícil que emagrecer. É fundamental ter força de vontade para manter os hábitos saudáveis a longo prazo, possibilitando o aumento constante da qualidade de vida e manutenção do peso", finaliza a nutricionista.

Serviço:
Para mais informações sobre o Grupo de Emagrecimento Funcional:
nutricionistayasmim@gmail.com ou
facebook.com/nutricionistaecoach.yasmimamorim

Website: http://facebook.com/nutricionistaecoach.yasmimamorim
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.