RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2017 - Horário 16:34

Franquia: Now Nutrição Esportiva acelera expansão
Varejo / Quando se trata de saúde e bem-estar, os cuidados diários vão muito além da alimentação e da prática de exercício. Com isto em mente, em 2004, os irmãos, Tiago e Diego Diniz, hoje com 37 e 35 anos, respectivamente, identificaram um nicho pouco explorado no varejo brasileiro à época e decidiram investir no segmento, abrindo uma das primeiras lojas de suplementação alimentar do País, em Osasco, São Paulo. Os produtos inicialmente ofertados eram: clara do ovo desidratada, albomina, aminoácidos líquidos, hispercalóticos e hiperproteicos.

Adeptos de atividades esportivas, a dupla deixou de lado suas formações em Publicidade e Propaganda e Direto (respectivamente), e juntou cerca de R$ 11 mil em economias, para abrir o próprio negócio. Na época, sob nome de Superman Suplementos Alimentares, a loja chegou a faturar R$ 150 mil no primeiro ano de funcionamento e atingir a marca dos R$ 300 mil por ano, após 4 de atividade. "Toda a informação sobre o setor, produtos e distribuição foi fruto de pesquisas realizadas durante as visitas a outros países, já que aqui era tudo muito incipiente", pontua o sócio-fundador e atual diretor comercial da rede, Diego Diniz.

Depois dos desafios iniciais de um novo negócio: escolher o ponto de venda, estruturá-lo enquanto loja, selecionar os fornecedores e contratar funcionários etc., a loja ganhou espaço no mercado e credibilidade entre os consumidores, o que culminou na oportunidade de abrir, no ano seguinte (2006), mais duas unidades em galerias, ambas em São Paulo, nos bairros de Bela Vista e Centro.

Em 2008, foram abertas mais três unidades na grande São Paulo, incluindo a primeira em um shopping, o Internacional de Guarulhos, no hall comum, ao lado de grandes lojas. "Foi uma decisão bastante importante para o amadurecimento do negócio, pois ganhamos espaço numa área destinada, inicialmente, só às grandes redes entre grandes marcas do varejo alimentício, atrelando a essa demanda (alimentação) o apelo do cuidado com a saúde", lembra o também sócio-fundador, atual diretor administrativo financeiro Now!, Tiago Diniz.

E as conquistas não pararam por aí: os irmãos administravam, em paralelo, quatro pontos comerciais fixos da Superman em academias (store in store) e, no ano seguinte (2009), mais dois shoppings ganharam unidades da Superman: o Aricanduva e o Santana, ao mesmo passo que outros negócios brotavam paralelamente, a empresa de representação - para trazer os produtos importados - e a distribuidora - para dar vazão a todo esse canal de vendas criado por eles. "Foram 12 lojas em menos de cinco anos. Uma época de muito trabalho e aprendizado, impulsionado pela maturação do mercado e da introdução do segmento de bem-estar do Brasil", lembra Diego Diniz.

Desta forma, pelo pioneirismo e informação que dispunham dos produtos comercializados, tendo em vista que já eram representantes exclusivos de algumas marcas internacionais, começaram a fabricar produtos exclusivos para dar vazão à demanda do mercado. Além disso, os sócios viraram referência no assunto, oferecendo consultoria e palestras sobre suplementação alimentar e ajudando o público consumidor, em geral, das mães que circulavam na praça de alimentação do shopping, por exemplo, e que tinham preocupação sobre o que os filhos consumiam antes e após o treino nas academias, até outros profissionais atuantes na área, tudo para quebrar tabus que envolviam o ramo.

Recuar para fortificar

As experiências de ponta a ponta: da fabricação ao varejo, passando pela importação e distribuição, foram exponenciais e valiosas, mas, consequentemente, geraram uma série de gargalos em todos os negócios da dupla de empreendedores. Por conta disso, em meados de 2010, o Grupo passou sentiu a necessidade de focar em um deles e a opção foi a de permanecer no varejo e na fabricação de produtos, porém reestruturando tudo, reduzindo o escopo e enxugando as operações para poder crescer de maneira estruturada.

O marco inicial da nova fase foi a mudança do nome da empresa para o atual: Now Nutrição Esportiva, seguida pela definição do posicionamento estratégico e readequação administrativa, investindo em sistema, treinamento de equipes, mudança de layout do ponto de venda, revisão do mix de produtos etc. Em 2012, já organizados e querendo expandir, mas desta vez, sem erros, recorreram à consultoria de franquias e varejo ba}STOCKLER para, enfim, realizar o diagnóstico e a formatação do negócio para o franchising, processo que, a partir deste ano, ganha foco total para todo o País.

Consolidada e amplo know how pela experiência vivia pelos sócios, hoje, a empresa é a única rede de suplementação alimentar com a maior mix de produtos disponíveis, entre nacionais e importantes, 12 mil no total. "Além disso, nosso grande diferencial é o atendimento personalizado, pelo qual garantimos qualidade, presteza e confiança, além do menor preço do mercado para o consumidor final", enfatiza Tiago Diniz.

A rede possui atualmente 13 lojas, sendo nove próprias e quatro franquias, possui o maior mix no ramo de suplementação alimentar, saúde e bem-estar no mercado nacional, entre itens de suplementos alimentares, vestuário fitness e para treino esportivos e itens para artes marciais, acessórios e equipamentos funcionais, entre outros produtos voltados à alimentação saudável. A marca própria da empresa Evolution, representa 14% do total das vendas, sendo o Whey Protein, o carro-chefe da empresa.

A expectativa da Now Nutrição Esportiva é atingir a marca de 25 lojas até o fim deste ano, dobrando, a partir disso, a cada ano, o número de unidades, chegando a 100 lojas em 2020. Entre as praças de maior interesse estão: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

FICHA TÉCNICA - FRANQUIA NOW!

Ramo de Atividade: Beleza, saúde e produtos naturais
Ano de Fundação da Empresa: 2005
Ano de Início da Franquia: 2014
Número de unidades: 13 (9 próprias e 4 franquias)
Investimento Inicial: R$ 200 mil
Taxa de Franquia: R$ 50 mil
Capital de Giro + Estoque Inicial: R$ 20 mil + R$ 100 mil
Royalties: 5% s/ faturamento bruto
Taxa de Publicidade: 2%
Área mínima: 20m² a 40m²
Número de funcionários: 3 a 4
Faturamento Bruto (média mensal): R$ 120 mil
Lucro Líquido: 10%
Prazo retorno do investimento: 36 a 48 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: (11) 3031-7854
E-mail: expansao@bastockler.com.br
Site: www.nowsuplementos.com.br



Website: http://www.nownutricaoesportiva.com.br/
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