RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2017 - Horário 14:01

Engenheiros, projetistas, construtores e professores debatem os rumos da engenharia brasileira pós-crise
Investimentos / Essas e outras questões que mobilizam o meio técnico e toda a sociedade brasileira estarão entre os principais temas em debate no 4º Congresso Brasileiro de Túneis, que acontece de 3 a 5 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, organizado pelo CBT – Comitê Brasileiro de Túneis. Serão eventos simultâneos: o 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas, o Seminário Internacional Latin American Tuneling - LAT 2017, e o 9th International Symposium on Geothecnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground - TC-204 ISSMGE (9º Simpósio Internacional de Aspectos Geotécnicos da Construção Subterrânea em solos brandos), que devem reunir mais de 500 especialistas do Brasil e do exterior.

Entre as atividades aguardadas com grande expectativa está a palestra magna, no dia 3 de abril, às 9h, "Engenharia de Túneis no Brasil - desafios e tendências", apresentada por André de Assis Pacheco , engenheiro, professor titular da Universidade de Brasília, ex-presidente da ITA - International Tunnelling and Underground Space Association, do CBT – Comitê Brasileiro de Túneis e da Associação Brasileira de Mecânica de Solos, ABMS André Assis Pacheco.

"É urgente discutirmos abertamente questões que envolvem não só a engenharia de túneis como a engenharia brasileira como um todo, diz o presidente do Congresso e ex-presidente do CBT", Hugo Rocha. "Temos que falar das necessidades de planejamento e gestão, discutir a visão estratégica da infraestrutura por parte do estado, a importância de projetos bem elaborados para minimizar as incertezas e as margens para a corrupção, a prioridade da gestão de risco em obras subterrâneas, a possibilidade real de ligação entre licitações mal feitas e acidentes de engenharia, e tantos outros fatores preponderantes da nossa realidade atual. O professor André Assis procurará esclarecer e apontar caminhos, com propriedade e independência, como o fez tantas vezes e inclusive recentemente, em sessão pública do senado federal quando falou sobre riscos da engenharia".

Ainda no dia 3, a mesa redonda "Práticas e perspectivas atuais. Como fortalecer a imagem da engenharia de Túneis junto à sociedade", também coordenada pelo professor André Assis, dará continuidade aos temas abordados na palestra magna, enriquecida pela presença de debatedores de peso, como o atual presidente da ITA – International Tunneling Association, Prof. Dr. Tarcisio B. Celestino, o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, ex diretor do IPT, o diretor de engenharia da Odebrecht Infraestrutura, Eng. Dante Venturini de Barros e o assessor técnico do Metrô de São Paulo, o Eng. Argimiro Alvarez Ferreira.

Outra palestra que mobilizará o público no primeiro dia de trabalho é Gestão de Risco em Obras Subterrâneas, apresentada pelo especialista dinamarquês e ex presidente da ITA, Søren Degn Eskesen, assim como as apresentações : Mineração Subterrânea, pelo especialista Ruy Lacourt Rodrigues da Anglogold, e Mineração de Rocha em Profundidade, pelo professor Erling Nordlund, da Suécia.

Além das temáticas mais polêmicas em torno dos problemas da engenharia hoje, o congresso terá discussões como Planejamento Urbano e Uso do Espaço Subterrâneo pelo especialista holandês Han Admiraal, e temas técnicos como Túneis Convencionais, Túneis Mecanizados, Contratos, Seguros e Gestão de Riscos no Brasil e no Exterior, Interferências e Interação de Túneis com Edifícios e Estruturas Subterrâneas, Escavações Subterrâneas em Mineração, Óleo e Gás, Meio Ambiente e Obras Subterrâneas, uso de BIM em projetos subterrâneos (Building Information Modelling), Suporte, Revestimentos e Materiais, Condicionamento de Maciços, Impermeabilização, Novas Tecnologias em obras subterrâneas, entre outros.

Práticas Contratuais, outro tema controverso no Brasil, será apresentado pelo professor pelo Prof. Dr. Robert Galler, que vai contar sua experiência na Áustria. Sobre o mesmo assunto, o engenheiro Andrés Marulanda falará aos congressistas sobre as práticas contratuais da Colômbia.

As presenças dos professores Hirokazu Akagi para falar sobre Construções Subterrâneas no Japão e Chung-Sik Yoo, da Coréia que fará uma apresentação sobre Mega Projetos da Ásia também estão despertando bastante interesse dos engenheiros e técnicos brasileiros. Mas entre os latino-americanos, o destaque é o engenheiro Roberto Gonzales Izquierdo, do México, que fará um panorama das obras subterrâneas em seu país.

As inscrições estão abertas no site: http://4cbt.tuneis.com.br/

4ºCongresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas
Seminário Internacional Latin American Tunneling Lat 2017
9thInternational Symposium on Geothecnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground- TC-204 ISSMGE

Data: 3 a 5 de abril de 2017
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600. (Entrada para pedestres pela Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 23)

Website: http://4cbt.tuneis.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.