RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2017 - Horário 10:53

Empresa lança aplicativo para marcação de ponto de profissionais que trabalham na rua
Tecnologia / As empresas são obrigadas por lei a controlar o ponto de seus colaboradores, ou seja, os horários de entrada e saída do expediente. Esse controle ajuda a organizar o pagamento deles, evitando problemas trabalhistas no futuro. Para o colaborador, o controle da marcação do ponto também é importante, pois ele garante o cumprimento de sua jornada de trabalho.

Para os colaboradores que estão presentes no dia a dia na unidade física da empresa, é fácil fazer esse controle, basta ter um sistema de marcação eficiente. Para os que não ficam no local de trabalho, o problema é maior: como controlar os horários trabalhados sem ter de se deslocar até a empresa?

Vendedores, repositores, técnicos de campo e consultores vivem esse tipo de problema no dia a dia. Muitas vezes, logo de manhã, eles acabam indo direto para visitas ao cliente em vez de ir até a empresa, prejudicando o sistema de contagem de horas. Outras, precisam sair da empresa mais cedo para realizar uma visita, não marcando o ponto ao final do dia, prejudicando também o controle dos recursos humanos.

O Apponte.me (www.apponte.me), empresa de tecnologia especializada em inovação no controle de jornada de trabalho, focou suas forças nas necessidades desse segmento e lançou um aplicativo diferente: um relógio de ponto móvel, totalmente digital e seguro, cujo controle é feito por um aplicativo, chamado de Apponte.me Smart.

O lançamento aconteceu na Feira do Empreendedor 2017 (http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/), na qual a Apponte.me participou com um stand, aproveitando para anunciar a nova funcionalidade de seu ponto eletrônico.

"Foram 4 dias de evento e mais de 4 mil pessoas atendidas. Fechamos novos negócios e conhecemos muita gente interessante", conta Daniel Godoy, CEO e um dos fundadores da startup. "Para nossa surpresa, não haviam concorrentes no evento de quaisquer outras soluções de ponto", acrescenta.

Durante todo o evento, os visitantes acompanharam demonstrações ao vivo do produto em funcionamento em tablets fixados pelo stand. "Muitos visitantes comentaram que a nossa era uma das soluções mais legais da feira", diz Lais Guedes, que faz o relacionamento com clientes do Apponte.me.

A novidade de lançamento da startup é o Apponte.me Smart. Um aplicativo focado em equipes de rua que não conseguem realizar as marcações de ponto dentro do escritório. Ele funciona assim:

Após ser instalado em smartphones com câmeras, o app pede um login do colaborador e em seguida uma foto. Automaticamente o aplicativo coleta a posição GPS e envia todos estes dados para o cockpit do administrador. Nas próximas atualizações, o colaborador poderá consultar com exatidão seu número de horas, assim como os gestores da empresa conseguem controlar o ponto diariamente. Isso facilita a gestão de pessoal e também o trabalho do departamento pessoal, encarregado pela folha de pagamento de cada colaborador.

Vale lembrar que o sistema está em acordo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, regulamentado pela portaria 373/11. Esta portaria é, inclusive, mais recente que a portaria 1510/09 que regulamentava os equipamentos biométricos tradicionais.

A startup está trabalhando em um algoritmo de reconhecimento facial biométrico de última geração, que eliminará 100% das fraudes. "O algoritmo está em fase final de testes. Fizemos dezenas de experimentos com os visitantes da feira, inclusive com gêmeas idênticas e nosso sistema garantiu que eram pessoas diferentes", diz Rafael Malheiros, head de tecnologia da empresa.

Quanto custa instalar o app Apponte.Me Smart?

O custo para a empresa é bem baixo, o que possibilitou o rápido crescimento da startup, que ganhou primeiramente em quantidade de clientes. Para microempresas, com até dois colaboradores, o uso do app é gratuito. Basta fazer um cadastro no site e baixar no Google Play Store e começar a usar. A versão para iOS estará disponível na App Store nas próximas semanas.

Para empresas com mais colaboradores, o custo fica a partir de R$ 4 por funcionário. Mas se o número de funcionários aumenta, o valor individual pode cair, sendo bastante vantajoso para empresas de todos os portes.

O lançamento da solução na Feira do Empreendedor 2017 foi estratégico. Essa é a maior feira de empreendedorismo, que conta com muitos pequenos negócios e franquias. "E, por se tratar de um produto que era diferenciado dos demais acabamos ganhando mais destaque do que o esperado", comemora Daniel Godoy.

O aplicativo Apponte.me Smart é uma inovação da Apponte.Me, detentora de outro aplicativo de ponto digital, chamado "Apponte.me Relógio". A solução é uma iniciativa de Daniel Godoy e Rafael Malheiros, sócios da First Solution Tecnologia. Para saber mais, acesse o site da empresa e fique por dentro das inovações e novas tecnologias: http://www.apponte.me.

*Foto do Rodrigo Testi.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.