QUARTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2017 - Horário 16:11
Processo Licitação De Serviços De Alimentação
Propaganda e Marketing / Eficiência é a palavra de ordem quando o resultado esperado é um desempenho lucrativo e autossustentável.
As empresas se desafiam a cada dia. Crise, necessidade de inovação, novos entrantes, pressão por resultados... e, em qualquer que seja o segmento, a eficiência é um dos principais elementos na construção de um desempenho de alta performance.
Paralelamente à pressão por eficiência, existe o aumento da complexidade das estruturas organizacionais e das necessidades dos consumidores. Assim, estruturar de maneira organizada o processo de aquisição de serviços de alimentação é um desafio para os gestores da área de Compras e Facilities, uma vez que questões técnicas não dominadas pelas áreas são preponderantes para o sucesso da negociação.
Uma contratação indevida pode comprometer uma relação de longo prazo, e frequentemente, provoca desgastes e encerramentos prematuros de contratos. Há alguns anos, a compra de um serviço especializado era conduzida pelo próprio gestor do serviço. Houve uma grande mudança no processo de contratação com a interposição da área de suprimentos entre o gestor e o prestador de serviço, o que tornou o processo mais profissional e seguro. Entretanto, raras são as empresas que efetivamente tem em seu negociador um especialista em Foodservice.
O processo de compra de serviços especializados é a etapa mais importante da cadeia da prestação de serviço, porque é o começo. Nesta fase, é necessário dedicar foco e concentração.
Para que uma contratação seja bem-sucedida, a Libbra Consultoria recomenda:
1. Definir cronologia do processo de contratação para permitir aos competidores condições de planejar o processo de implantação como um todo - reuniões de esclarecimento, perguntas e respostas, apresentações presenciais, visitas e revisão de propostas técnicas e comercias.
2. Definir detalhadamente o escopo dos serviços para que os players tenham total clareza e possam apresentar soluções adequadas às reais necessidades da empresa. Essa etapa também garantirá a equalização entre os competidores, sobretudo na avaliação de preços, certificando a comparação em uma mesma base.
3. Programar visita técnica em clientes atuais dos competidores de forma objetiva, com uma ferramenta para avaliação e documentação, preferencialmente feita por equipes multidisciplinares.
4. Definir uma matriz de decisão para avaliação do vencedor do processo de concorrência.
5. Discutir e validar a minuta contratual.
6. Definir padrão de SLA – Service Level Agreement, com indicadores mensuráveis que garantam a qualidade e a segurança dos serviços e dos processos, bem como o cumprimento do contrato pré-estabelecido.
A fidelização e a longevidade dos contratos trazem inúmeros benefícios a todas as partes, tornando o dia a dia estável e evolução constante aos indicadores de ambas as empresas.
Por Marcia Chilio – Sócia – Diretora Foodservice & Estratégia
Libbra Consultoria
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Marcia Chilio – Sócia – Diretora Foodservice & Estratégia
Atua há mais de 25 anos na área de gestão de serviços de Foodservice.
Formada em Nutrição e Pós-Graduada em Gestão Econômica e Financeira. Complementam seu perfil a participação em fóruns nacionais e internacionais voltados a Estratégia, Gestão de Resultados e viagens internacionais.
Atuou por 27 anos em multinacionais de grande porte no segmento de alimentação para empresas, eventos, saúde, educação, varejo e serviços. Nos últimos 6 anos ocupou a posição de Diretora Regional de Operações gerenciando clientes, fornecedores, parceiros e equipes multidisciplinares.
Experiência consolidada em gestão de resultados a partir de indicadores de performance, responsabilidade corporativa e programas de relacionamento.
Planejamento estratégico para o mercado de foodservice voltado para o crescimento e consolidação do segmento de alimentação Premium.
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Informações para imprensa:
Tatiana Costa
E-mail: tatianacosta@libbra.net
LIBBRA – ESTRATÉGIAS & INSPIRAÇÕES EM MARKETING E GESTÃO PARA NEGÓCIOS DE FOODSERVICE
A Libbra é uma consultoria especializada no segmento de Foodservice. Trabalhamos voltados à visão de alinhamento e maturidade da marca/empresa, movimento dos concorrentes, possibilidades de investimentos e objetivos estratégicos do cliente.
Apoiamos nossos clientes a obterem resultados superiores em seus mercados a partir de uma metodologia exclusiva, baseada em pesquisa, inteligência, gestão e indicadores.
Cada etapa é embasada, assegurando maior assertividade e velocidade nos resultados.
Atuação em diversas frentes, desde o diagnóstico e consultoria de negócio, passando por implantações e gestões de foodservice, até marketing, comunicação e treinamentos.
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