RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2017 - Horário 9:55

Muito além da brincadeira: como os games podem ser benéficos no trabalho, na educação e na hora de comprar ou vender
Tecnologia / Sabe aquela sensação de prazer que sentimos ao concluir uma tarefa difícil? Chama-se Winner Effect (efeito vencedor) e foi provada em um estudo realizado pelo psicólogo e neurologista Ian Robertson, que revelou como o cérebro libera substâncias capazes de provocar esse bem-estar, toda vez que conclui um desafio. Seguindo esse raciocínio, entendemos porque algumas pessoas, quanto mais se superam, mais querem ultrapassar os limites. Uma forma de proporcionar esse sentimento constante ao cérebro é a gamification, método em que as melhores ideias de um jogo são extraídas e aplicadas no dia-a-dia, para trabalhar a criatividade e inovação. Veja três situações em que pode ser aplicada para otimizar o desempenho:

Trabalho: usada para aumentar a produtividade ao transformar trabalho em diversão, com interfaces lúdicas e mecanismos de premiação. Ganha pontos quem cumpre ou supera demandas. Além de se superarem, os participantes podem trocar elogios e mensagens, ampliando a qualidade e frequência dos feedbacks e trazendo reconhecimento.

Educação: Gaming em sala de aula deixa o conteúdo mais dinâmico e unificado, porque desenvolve ao mesmo tempo diversas habilidades e o conhecimento das matérias. O aluno sai da posição de espectador e efetivamente participa da classe. Pesquisas recentes apontam que as crianças de 2 anos já são jogadores, então o conceito pode ser aplicado desde a pré-escola.

Consumo: Na hora de treinar os funcionários ou mostrar aos clientes funcionalidades de um produto ou serviço, os games podem ser divertidos e didáticos, especialmente no e-commerce. Os descontos também podem ser associados ao engajamento do consumidor, quanto mais tempo ele joga, mais benefícios ganha.

* Pá Falcão é formada em Informática pelo ITA com pós-graduação em Jogos Cooperativos pela Unimonte e presidente da Pá Falcão DHO & Games, e falou sobre o assunto no Get Inspired, evento que tem como objetivo aproximar jovens de carreiras criativas, e que acontece mensalmente em São Paulo, no Centro de Experiência Internacional da Full Sail University, universidade norte-americana referência no campo de inovação e criatividade mundial.

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