RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2017 - Horário 10:12

Consultor ensina como elaborar um plano anual de marketing
Negócio / Não há dúvidas de que o marketing ocupa um espaço importante dentro do planejamento estratégico de qualquer empresa. Em tempos de internet, onde reputações podem ser construídas ou destruídas em uma postagem, é essencial cuidar com carinho da comunicação perante o público, sob o risco de perder presença e ficar atrás da concorrência em caso de negligência nessa parte.

"Com a estratégia adequada na hora de se comunicar com potenciais clientes, é possível agregar cada vez mais valor à marca e trazer novos olhares para o que a empresa oferece. Assim, o crescimento dos lucros chega de maneira natural e com um público engajado", comenta Hermano Aragão, diretor comercial da Kamaleon T.I.

Mas, o que é o plano de marketing?
Aragão explica: "é a definição de todas as estratégias de comunicação que serão usadas ao longo do ano para atingir os objetivos que uma empresa deseja. Através desse planejamento, os profissionais da área terão um guia sobre como agir na comunicação corporativa para falar com o público-alvo do negócio".

Sendo assim, para que tudo saia como esperado, é importante definir metas periódicas e um cronograma para as ações que serão feitas. "Não podemos esquecer de que o plano de marketing não é algo estático. É preciso avaliá-lo constantemente e adaptar a comunicação ao longo do ano conforme o necessário", complementa o consultor.

O plano deve então atuar como um guia de diretrizes gerais, servindo para nortear a equipe também nas mudanças necessárias ao longo do ano para não desvincular uma campanha da outra e confundir o consumidor.

Hermano explica que antes de tudo, é preciso investir em pesquisas e análises de público, mercado e concorrência. "Somente com dados completos e atualizados em mãos é possível compreender de maneira ampla o que será necessário para estabelecer um plano de marketing adequado ao longo do ano".

Definir o mercado de atuação é fundamental. Hermano afirma que é preciso conhecer como o setor que a empresa está inserida se comporta e quais as características e sensibilidade em relação ao que a empresa oferece. Traçar o perfil dos potenciais consumidores é fundamental, descrevendo principalmente a idade, estilo de vida, média de renda, hábitos de consumo, desejos e principais dúvidas.

"Avaliar a concorrência em relação a sua marca também é necessário. Preços, produtos, vantagens e desvantagens, ações promocionais de sucesso… todas as informações que possam ser definidas para criar campanhas de marketing mais efetivas para o mercado", comenta o consultor.

O consultor indica a Análise SWOT como uma das melhores ferramentas para avaliar um negócio e criar uma boa perspectiva para o marketing. Do inglês Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), o SWOT permite observar todas as potencialidades e riscos do mercado, estabelecendo de forma clara e honesta esses quatro itens acima em relação a sua empresa.

E como planejar o marketing depois de obter as informações?
O plano de marketing irá reunir todas as informações e dados citados acima. Com isso em mãos e em alinhamento com o planejamento estratégico geral da empresa é que traçam os objetivos e metas.

"Seja aumentar as vendas em 10%, gerar 50% a mais de visitas no site ou qualquer outro foco, trabalhe com números para facilitar a avaliação de resultados e a escolha de quais ações serão tomadas para alcançá-los", complementa o consultor.

A previsão de resultados é um ponto que precisa constar, para analisar no fim do ano se o que buscava foi alcançado ou não. O negócio cresceu em vendas? Aumentou a presença na internet? Conquistou mais visibilidade de marca?

Com um plano bem definido, metas claras, conhecimento de mercado e de consumidor ficará bem mais fácil de acompanhar o marketing da sua empresa durante o ano.

Contar com um sistema de gestão em seu negócio também ajuda bastante na hora de elaborar o planejamento de marketing. Com dados integrados, ações automatizadas e a rotina em geral otimizada através do software, é possível ganhar muito mais embasamento na hora de fazer as análises necessárias e interpretar as informações para elaborar sua estratégia.

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Acesse: http://www.kamaleon.com.br/
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