RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2016 - Horário 9:55

MEC realiza consulta pública para construção de uma nova educação de jovens e adultos: últimos dias para participar
Educação / Esse é o último mês para o recebimento de propostas de ação e experiências de mobilização para o InovaEJA. O projeto que tem por intuito melhorar o nível escolar de Jovens e Adultos, terminará sua primeira etapa que corresponde a chamada, no próximo dia 30 de junho. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Educação e já tem 140 propostas e 24 experiências exitosas.

A apresentação de ideias e o compartilhamento de experiências podem ser feitos no site do InovaEJA (www.inovaeja.mec.gov.br). Lá, você encontrará cinco formas diferentes de contribuir para o projeto: seja para aprimorar a gestão, o financiamento e o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA); para difundir o ProJovem; para melhorar currículos, práticas e recursos educacionais orientados a partir de uma pedagogia criada especialmente para o público adulto; para criar parcerias acadêmicas com universidades e institutos federais que visam aperfeiçoar a EJA ou, por fim, para a construção de políticas de reconhecimento, certificação e validação de saberes gerais e competências técnicas na EJA.

Cerca de 81 milhões de pessoas, com mais de 18 anos, não chegaram a realizar o Ensino Médio, sendo que 58 milhões destas, não tem nem o Ensino Fundamental completo, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. O InovaEJA surgiu dessa necessidade de se superar o baixo nível escolar de jovens, adultos e idosos no Brasil. O projeto é dividido em 4 partes: 1. Chamada pública para contribuições de ideias de melhoria da EJA, 2. Análise dessas propostas e formação de uma nova política de educação de jovens e adultos, 3. Monitoramento da implementação gradativa dessa nova política e 4. Audiência pública para discussão, organização e implementação que, por sua vez, terá o objetivo de melhorar a política criada.

O InovaEJA não tem uma data definida para acabar. Na realidade, a ideia é que o projeto torne-se um ciclo, ou seja, sempre que uma fase terminar, outra será iniciada. Com isso, o InovaEJA terá um banco de propostas disponíveis para o reaproveitamento dessas. Podem contribuir para o projeto pessoas que tenham se inscrito previamente no site.

Mais informações sobre o regulamento detalhado para participação, você encontra no www.inovaeja.mec.gov.br.

Website: http://inovaeja.mec.gov.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.