RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2016 - Horário 17:00

Diabetes pode prejudicar a audição, afirma estudo
Ciência & Saúde / Diabetes pode danificar o sistema auditivo, uma nova pesquisa sugere que os médicos passem a incluir teste de audição para pacientes portadores do diabetes tipo 2.

Os resultados, publicados na revista Current Diabetes Reports, são baseados em uma revisão de estudos sobre possíveis vínculos entre o diabetes tipo 2 e deficiência auditiva.

"Uma associação entre diabetes e deficiência auditiva em seres humanos tem sido demonstrado em muitos estudos, mas não em todos. A comparação direta desses estudos é complicada devido a uma falta de coerência na definição de deficiência auditiva e de outros possíveis fatores", disse a pesquisadora Elizabeth Helzner, professora assistente na SUNY Downstate Medical Center, em Nova York.

"No entanto, a associação entre diabetes e deficiência auditiva tende a ser mais forte em estudos que incluíram participantes mais jovens, talvez porque em amostras mais antigas, outras causas de deficiência auditiva relacionada à idade podem mascarar a contribuição do diabetes para comprometimento auditivo", observou Helzner.

"Esse fator, por si só já dá peso à noção de que diabetes tipo 2 pode prejudicar a audição," explicou a professora.

Os pesquisadores, no entanto, acrescentaram que estudos longitudinais bem desenhados são necessários a fim de explorar se os pacientes com diabetes têm um risco aumentado de deficiência auditiva de início precoce, e se a progressão da deficiência auditiva varia com base no tipo de diabetes, bem como levar em conta outras possíveis causas.

A deficiência auditiva tem sido associada com isolamento social e depressão, declínio cognitivo e demência incidente, uma maior propensão para quedas e hospitalizações, e aumento da mortalidade.

O diabetes é uma doença crônica grave que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive é considerada uma epidemia mundial. Atualmente, o tratamento da diabetes envolve a prática regular de atividade física e a adoção de uma dieta específica pobre em açúcares e carboidratos complexos. Com a avanço da culinária, existem hoje em dia muitas receitas para diabéticos que podem incrementar o cardápio das pessoas portadoras do diabetes.

Nos últimos anos, métodos naturais de tratamento tem gerando bons resultados, é importante que as pessoas portadores do diabetes busquem informação seja por meio de um especialista em diabetes ou através de um livro sobre diabetes .
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.